Trabalho em altura é aquela atividade realziada acima de 2 metros do nível do chão. Esse equipamento é utilizado para a segurança e retenção de queda do trabalhador em altura, fazendo parte do sistema de segurança e proteção contra quedas para atividades em altura relacionados na NR35 e NR18.
O cinto paraquedista também chamado de cinto PQD possui pontos de ancoragem (olhais), que são usados para a fixação de trava quedas, freio,talabarte conectando o trabalhador a um ponto de segurança. Como existem vários tipos de cinto paraquedista, tenha certeza que o modelo que você vai comprar é o mais indicado para sua necessidade.
Para escolher o modelo adequado, é preciso conhecer as principais características das opções de cinto paraquedista encontradas no mercado. Os modelos de cinto paraquedista são baseados na quantidade de pontos de ancoragem existentes nele.
- O cinto paraquedista de 5 pontos, também conhecido como cinto de alpinismo industrial, possui 5 pontos de ancoragem (1 dorsal,1 frontal ou peitoral, 1 umbilical ou abdominal e 2 laterais) . Ele é o mais indicado para o uso por alpinistas industriais N1, N2 e N3.
- Já o cinto paraquedista de 3 pontos possui apenas 3 pontos de ancoragem (1 dorsal e 2 laterais)muito usado para retenção de quedas na construção civil por trabalhadores em andaimes.
Existem outros modelos de cinto paraquedista como cinto paraquedista para eletricista, cinto paraquedista de 4 pontos.O cinto paraquedista em sua grande maioria é confeccionado em material sintético em poliéster de alta tenacidade e suas costuras são feitas por máquinas computadorizadas / eletrônicas que proporcionam grande resistência e eficiência.
Os pontos de ancoragem no cinto paraquedista, os olhais, podem ser de aço bicromatizado, aço carbono, aço inox, alumínio, aço revestido com isolante elétrico ou têxtil. O cinto paraquedista possui fivelas de regulagem de tamanho permitindo uma melhor regulagem ao corpo.
Os modelos que possuem capa de isolante elétrico em seus pontos de ancoragem são utilizados por eletricistas em trabalho em altura nas torres elétricas, postes ou em telecomunicação.Em relação ao conforto, existem o cinto paraquedista mais confortável e o mais simples.
O cinto mais confortável com maior estrutura e consequentemente mais pesado é indicado para o trabalho onde o operador, chamado de alpinista industrial, vai ficar dependurado, podendo ser por pouco ou muito tempo. Já o cinto paraquedista simples, conhecido como cinto de retenção é recomendável para o trabalho em estrutura onde o trabalhador terá outro apoio como uma escada,andaime ou ponte. Ficando pendurado no cinto apenas se acontecer algum acidente ou incidente.
É importante ressaltar que há diferenças entre os tipos de cinto paraquedista utilizados na construção civil e indústria para cintos utilizados na prática esportiva, como rapel, tirolesa, como escalada, arvorismo e canionismo e outras atividades que tenham risco de queda.
Confira e comprove a qualidade e custo-benefício dos nossos cintos paraquedistas. Adquira agora mesmo seu cinto paraquedista para trabalho em altura no Nerea!