Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Existem diversas atividades que envolvem altura como rapel, escalada e acesso por corda. Para pratica-la é necessário que a pessoa tenha em mãos equipamentos como mosquetão, trava queda, corda, cadeirinha e muitos outros.

Além dos equipamentos, existem técnicas que são aplicadas durante a prática da atividade, essas técnicas são denominadas de técnicas verticais.

O que são técnicas verticais?

É o conjunto de técnicas usadas em subidas, descidas e movimentação realizadas em desníveis com auxilio de cordas. Elas são feitas juntamente com equipamentos específicos para tal atividade.

As técnicas verticais são utilizadas em serviços como resgate em ambientes verticais ou em serviços que envolvam altura, como o alpinismo industrial.

As duas técnicas mais conhecidas são: ascensão e rappel.

Leia também:


Ascensão

A ascensão com cordeletes é uma técnica simples, onde o usuário usa dois cordeletes, que ficam presos na corda principal, estrangulando-a e impedindo que o usuário deslize para baixo.

O cordelete é essencial para a realização dessa técnica, pois o equipamento consegue suportar pesos bem elevados.

Lembrando que há outros equipamentos para substituir o cordelete, basta que ele faça a função de estrangular a corda principal. Os equipamentos mais comums são o acensor de punho, acensor de peito (croll) e os blocantes.

Rappel

O Rappel é um técnica mais comum e frequentemente utilizada por grupos de operações especiais do mundo inteiro e grupos de resgate.

O Rappel é aplicado em situações das mais variadas como: resgate, exploração de caverna, cachoeiras, pontes e outras descidas verticais.

Para realizar a atividade, é necessário possuir treinamento e conhecimento dos equipamentos usados, bem como claro entendimento do seu funcionamento.
 

Equipamentos de técnicas verticais

Com o desenvolvimento dessas técnicas, os praticantes, ao passar dos anos, conseguiram usá-las para explorar lugares nunca visitados antes, porém, a evolução dos equipamentos e da técnica e a aplicação de normas e certificados também auxiliaram na evolução da atividade.

Abaixo vamos listar alguns equipamentos e suas funções:

O mosquetão é um equipamento usado para servir de elo entre equipamentos como por exemplo: corda e cadeirinha.

Existem vários tipos de mosquetões como, Oval, HMS, D, alumínio, metal e mosquetão com trava rosca. A variedade de mosquetão existente permite com que o usuário utilize-o em diversas situações.

Como o nome ja diz, é um "anel" feito de fita e costurado eletronicamente. Visando sempre a segurança dos praticantes, o anel de fita é uma fita costurada que possui uma resistência excelente, por isso ela é usada para prender a corda em pontos de fixação por exemplo.

Outra função importante do anel de fita é a proteção que ela fornece para a corda, evitando com que o equipamento se desgaste por conta da abrasão, evitando um rompimento que pode vir a ser fatal no ponto de ancoragem

Para manter estabilidade e fazer com que os demais equipamentos se liguem ao praticante de esporte vertical, a cadeirinha é um equipamento indispensável.

Existem vários tipos de configuração para a cadeirinha, com isso ela atinge o público que gosta de praticidade, acessibilidade e conforto.

Lembrando que a NEREA trabalha com equipamentos que possuem certificado UIAA, CE , CA , EN e estão dentro da NR35, pois trabalhamos pensando na segurança dos clientes.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce