Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

A natureza sempre tem sido um recanto de fuga. Seja para descansar, meditar ou praticar atividades radicais as pessoas buscam nos mares, desertos e montanhas o que a cidade não oferece.

Um grande presente natural são as montanhas, em especial, ambientes muito explorados por esportistas. O relevo das montanhas, suas altitudes, ecossistemas diversos e formações típicas como as crateras e cachoeiras proporcionam a prática dos mais variados esportes, seja a escalada, o canionismo, o camping ou o rapel. Seja qual for a modalidade, cada vez mais e mais montanhistas têm surgido.

A prática do alpinismo ou montanhismo consiste em escalar ou subir montanhas. Considerado um esporte de aventura, o alpinismo está ligado ao turismo ecológico e dependendo do grau de dificuldade é preciso muita técnica do escalador ou caminhante para a prática.

O alpinismo moderno data do século XVIII na Europa. Teoricamente, a pratica alpinismo quem escala montanhas, com altitude maior que 2500 metros. O termo alpinismo é referenciado às escaladas aos Alpes, porém o termo se tornou popular sendo utilizado por quaisquer prática que demande subir e descer montanhas.

Faz parte do alpinismo, seja para o escalador ou quem está fazendo trilha, o acompanhamento de um guia de montanha, ou de uma pessoa que conheça a região e suas características particulares. Dessa forma o esporte pode ser melhor planejado minimizando os acidentes e imprevistos.

Leia também: Curso de Acesso por corda Irata N1, N2, N3 em BH!

 

Alpinismo Industrial

No Brasil, o termo alpinismo é comumente utilizado para se falar em alpinismo industrial. Mas, o que é alpinismo industrial?

O termo alpinismo industrial é usado para referir-se aos profissionais que trabalham em altura com o uso das técnicas de acesso por corda. Isso significa que esses profissionais dominam técnicas precisas de chegada a pontos altos e de difícil chegada com segurança.

Citando algumas profissões de alpinistas ou escaladores industriais temos eletricistas, soldadores, montadores, pintores, inspetores, dentre outros. O termo alpinismo industrial refere-se justamente à indústria, pois este é um ramo de atuação com grande demanda por esses profissionais.

Diversos segmentos da indústria necessitam de muita mão de obra dos escaladores industriais, como a construção civil. Na construção civil a demanda vem crescendo a cada ano, pois o alpinismo é uma segura e dinâmica de realizar trabalhos em estruturas metálicas, fachadas e telhados.

O escalador industrial possui agilidade e dinamismo no trabalho em altura, planos inclinados ou verticais, não necessitando de andaimes na maioria das vezes.

Confira alguns serviços que os escaladores industriais realizam:

  • Higienização de equipamentos industriais;

  • Inspeção de equipamentos;

  • Serviços de resgate, soldagem, isolamento, pintura e caldeiraria;

  • Assessoria e consultoria de ensaios não destrutíveis e trabalhos em altura.

No alpinismo ou em qualquer outro esporte é sempre importante vestir-se apropriadamente, com conforto e praticidade, principalmente em lugares em que as temperaturas são mais rigorosas, como as montanhas.

Seja para o alpinismo de aventura ou o alpinismo industrial, é primordial contar com equipamentos de segurança de primeira mão e profissionais capacitados. Procure lojas com equipamentos como cordas e mosquetões de qualidade. Afinal, essa é uma atividade em que não se pode vacilar nem um pouco.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce