A natureza sempre tem sido um recanto de fuga. Seja para descansar, meditar ou praticar atividades radicais as pessoas buscam nos mares, desertos e montanhas o que a cidade não oferece.
Um grande presente natural são as montanhas, em especial, ambientes muito explorados por esportistas. O relevo das montanhas, suas altitudes, ecossistemas diversos e formações típicas como as crateras e cachoeiras proporcionam a prática dos mais variados esportes, seja a escalada, o canionismo, o camping ou o rapel. Seja qual for a modalidade, cada vez mais e mais montanhistas têm surgido.
A prática do alpinismo ou montanhismo consiste em escalar ou subir montanhas. Considerado um esporte de aventura, o alpinismo está ligado ao turismo ecológico e dependendo do grau de dificuldade é preciso muita técnica do escalador ou caminhante para a prática.O alpinismo moderno data do século XVIII na Europa. Teoricamente, a pratica alpinismo quem escala montanhas, com altitude maior que 2500 metros. O termo alpinismo é referenciado às escaladas aos Alpes, porém o termo se tornou popular sendo utilizado por quaisquer prática que demande subir e descer montanhas.
Faz parte do alpinismo, seja para o escalador ou quem está fazendo trilha, o acompanhamento de um guia de montanha, ou de uma pessoa que conheça a região e suas características particulares. Dessa forma o esporte pode ser melhor planejado minimizando os acidentes e imprevistos.
Leia também: Curso de Acesso por corda Irata N1, N2, N3 em BH!
Alpinismo Industrial
No Brasil, o termo alpinismo é comumente utilizado para se falar em alpinismo industrial. Mas, o que é alpinismo industrial?
O termo alpinismo industrial é usado para referir-se aos profissionais que trabalham em altura com o uso das técnicas de acesso por corda. Isso significa que esses profissionais dominam técnicas precisas de chegada a pontos altos e de difícil chegada com segurança.
Citando algumas profissões de alpinistas ou escaladores industriais temos eletricistas, soldadores, montadores, pintores, inspetores, dentre outros. O termo alpinismo industrial refere-se justamente à indústria, pois este é um ramo de atuação com grande demanda por esses profissionais.
Diversos segmentos da indústria necessitam de muita mão de obra dos escaladores industriais, como a construção civil. Na construção civil a demanda vem crescendo a cada ano, pois o alpinismo é uma segura e dinâmica de realizar trabalhos em estruturas metálicas, fachadas e telhados.
O escalador industrial possui agilidade e dinamismo no trabalho em altura, planos inclinados ou verticais, não necessitando de andaimes na maioria das vezes.
Confira alguns serviços que os escaladores industriais realizam:
Higienização de equipamentos industriais;
Inspeção de equipamentos;
Serviços de resgate, soldagem, isolamento, pintura e caldeiraria;
Assessoria e consultoria de ensaios não destrutíveis e trabalhos em altura.
No alpinismo ou em qualquer outro esporte é sempre importante vestir-se apropriadamente, com conforto e praticidade, principalmente em lugares em que as temperaturas são mais rigorosas, como as montanhas.
Seja para o alpinismo de aventura ou o alpinismo industrial, é primordial contar com equipamentos de segurança de primeira mão e profissionais capacitados. Procure lojas com equipamentos como cordas e mosquetões de qualidade. Afinal, essa é uma atividade em que não se pode vacilar nem um pouco.