Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.
O melhor amigo durante um esporte é aquilo que permite que você se exercite e ao mesmo tempo te mantenha seguro. A corda é um material de extrema importância e para poder contar com ela cem por cento você deve mantê-la em excelente estado de conservação.

Na escalada e no rapel a corda é o que une o esportista ao objeto do esporte. Observe atentamente o manual do produto, seguindo as recomendações dos fabricantes, antes de manuseá-lo. E sempre reforçamos: use produtos de qualidade e testados por profissionais. Fique atento às seguintes dicas de cuidados com sua corda para escalada e rapel.


Cuidados Básicos


Os cuidados básicos começam quando você tira a corda da embalagem. Desenrole-a com cuidado e observe bem as condições. Antes de usá-la pela primeira vez molhe a corda e deixe-a secar naturalmente à sombra. Dessa forma, ela irá encolher cerca de 5%, diminuindo o risco de deslizamento da alma.


É muito comum que se marque o meio da corda, porém não faça isso com uma caneta comum, pois a química da tinta irá comprometer o material. Se precisar marca-la faça isso com caneta especiais.

Outro cuidado é evitar pisar na corda. As fibras que constituem a corda se desgastam com a tensão. Evite também deixá-la em contato direto com o solo. Cascalhos e grãos de areia causam danos internos alma da corda. Utilize sacos de corda ou forração de nylon quando for preciso manusear a corda no chão.



Guarde e Transporte Sua Corda Corretamente

Muitos fabricantes não recomendam as cordas com nós, para não deixar a fibras da corda tensionadas. Ao chegar em casa ou onde for guardar, procure deixar a corda guardada em local onde ela possa ficar o mais estendida possível, fora do contado da luz e sem umidade.

Não transporte a corda do lado de fora da mochila ou em veículos se ela estiver sem proteção. No ambiente existem partículas, bactérias, agentes corrosivos e o próprio sol. Utilize sacos e bolsas próprios para guardar cordas.


Limpeza Correta De Cordas

Como qualquer outro equipamento, a corda deve ser limpa periodicamente para prolongar sua vida útil, mas isso não pode ser feito de qualquer forma. Não esfregue ou force as fibras da corda com jatos de água e jamais lave a corda em máquinas de lavar e nunca use produtos abrasivos como alvejante.

Confira formas corretas de higienizar a sua corda para escalada e/ou rapel:
  • Limpezas leves: limpe-a com pano úmido ou água fria;
  • Limpezas pesadas: deixe de molho por duas horas em água aquecida a no máximo 30º C e esfregue-a gentilmente usando sabão neutro com uma escova sintética de cerdas macias;
  • Secagem: a secagem da corda deve ser natural e sempre à sombra. O tempo de secagem pode chegar a até 4 dias. NUNCA acelere o processo de secagem com secadoras ou outra forma de calor.


Quando Aposentar a Minha Corda?

Como todo produto, a corda tem sua vida útil limitada. Os cuidados que tratamos aqui tem por objetivo prolongar o uso, mas algum dia você precisará substituí-la. O tempo de vida útil da corda para escalada ou para rapel vai depender dos cuidados e da periodicidade de uso.

Alguns fabricantes definem a vida útil das cordas em até 10 anos, considerando 5 anos que a corda pode ficar estocada em perfeitas condições antes de começar a ser utilizada. A corda deve ser aposentada em até 1 ano, se usada diariamente; em até 3 anos se usada semanalmente ou até 5 anos se usada ocasionalmente, consulte o fabricante se sua corda para ter maiores informações. Os danos podem não ser vistos a olho nu, portanto é recomendado obedecer às recomendações.

Sempre verifique a corda minuciosamente, buscando sinais de danos ou centímetros frouxos e jamais compre uma corda usada. Na hora de investir em cordas para escalada ou rapel, procure uma loja especializada que trabalhe com marcas respeitadas.

Última dica que sempre passamos para nosso cliente, nunca tenha dúvida com relação a corda, não existe o ?se? ... Não arrisque.
 
Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce