Os motivos para realizar peregrinações são vários e vão desde superação física, até motivação espiritual, já que peregrinações estão ligadas a alguma figura religiosa.
A maior e mais conhecida é o Caminho de Santiago de Compostela, que possui diversas rotas, com isso é possível começar de vários lugares da Europa.
O principal caminho dessa peregrinação é o caminho francês, que possui 800km e que demora 30 dias para ser percorrido.
Já que Outubro é um dos meses mais buscados por peregrinos - por ser o início do outono e ter temperaturas moderadas - vamos aproveitar para dar dicas e para conhecer mais sobre o Caminho de Santiago de Compostela.
Caminho de Santiago de Compostela
O caminho já possui 12 séculos e, ao longo de 1200 anos sofreu diversas mudanças. No início, o caminho era percorrido por fanáticos religiosos.
Com o passar do tempo, a peregrinação foi ganhando fama entre os praticantes de esporte outdoor, já que podia ser feita tanto a pé quanto de bicicleta, atraindo trekkers e mountain bikers do mundo inteiro, principalmente praticantes de esporte outdoor europeus.
O Brasil é tido como o país fora da Europa, com mais peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela.
A peregrinação de Compostela nem sempre foi a mais freqüentada, no período que esses trajetos eram praticados apenas por religiosos, a Via Francígena tinha mai destaque.
Caminho de Santiago de Compostela e sua fama dentro dos esportes outdoor
Os esportes outdoor são marcados por serem práticas de superação, por isso, enfrentar travessias longas é tido como o divisor de águas para muitos praticantes de trekking.
Graças a isso, além do apelo religioso, o Caminho de Santiago de Compostela é o preferido para aqueles que querem superar os seus limites, seja iniciante no meio ou até os mais experientes.
Mas vale ressaltar que o preparo físico, psicológico e até questão de equipamentos precisa estar bastante em dia, pois é uma travessia longa, em média, com mais de trinta dias.
Tanto os sedentários quanto os praticantes mais assíduos conseguem realizar essa travessia, porem o treinamento precisa ser diferente, assim como a quilometragem que será percorrida por dia.
Quais equipamentos levar para o Caminho de Santiago de Compostela?
Cada peregrino possui uma checklist própria para as suas aventuras, porém alguns equipamentos, como por exemplo, mochila, bota respirável impermeável, bastão de caminhada, camisas dry e roupa térmica são indispensável.
O modelo e quantidade, vai de cada um, porém para te ajudar na montagem da sua checklist, vamos listar alguns itens que são bastante úteis nesse tipo de atividade:
- Bota impermeável respirável
- Camisa Dry
- Roupa térmica
- Mochila Cargueira
- Bastão de caminhada
- Mochila de Hidratação/ Garrafa de água
- Kit de primeiros socorros
- Snickers
- Calça Bermuda/ Bermuda
Com essa lista, você já consegue se virar muito bem na peregrinação de Santiago de Compostela.
Lembrando que são dicas gerais e apenas uma base para você, que quer fazer o caminho de Santiago de Compostela.