Antes de falarmos sobre a parede de escalada, vamos falar do esporte em si, afinal, você sabe o que é escalada?
O que é escalada?
É uma técnica desportiva cujo o objetivo é atingir o topo de algum lugar.
A escalada é, originalmente, uma derivação de atividades relacionadas ao alpinismo, e era usada como treino para corridas de alpinismo. A escalada como nós conhecemos agora só começa a ganhar forma no século XIX.
Além disso, a escalada possui algumas modalidades como a escalada indoor e outdoor.
Indoor e Outdoor
Parede de escalada indoor é basicamente a escalada construída dentro de algum lugar como casa, shopping e similares.
A escalada outdoor é aquela que é feita em vias naturais como paredão, rocha, montanhas e similares.
Agora que já sabemos mais sobre as modalidades, vamos falar sobre um assunto que muitos têm dúvidas, que é a construção da parede de escalada.
Como construir uma parede de escalada?
O ponto principal para começar a construção da sua parede é ter em mente o que você deseja de resultado, isso faz com que você saiba a quantidade de material necessário e o espaço ideal para o projeto.
Tendo isso em mente, você irá precisar de uma lista de materiais contendo:
- Chapas de madeira
- Vigas de sustentação
- Porcas Agarras
- Parafuso Soberbos
- Agarras
- Material de segurança em altura (cadeirinha, freio de escalada, chash pad/colchão)
- Material para acabamento
Não é possível determinar a quantidade exata de peças para a montagem, pois isso varia de acordo com o que cada um tem em mente.
Para saber ao certo a quantidade de peças e equipamentos para a montagem de sua parede vá até uma loja especializada como a NEREA, onde há técnicos com conhecimento para ajudar a criar a lista com números que deixarão seu projeto de escalada completo e seguro.
Construção
Para começar o projeto, precisamos fixar o compensado naval no local desejado. A recomendação é que a fixação seja feita em uma estrutura independente(estrutura metálica) com parafusos tipo francês para manter a madeira lisa. Cada parafuso deve ter uma distância de pelo menos 50cm um do outro para deixar a placa firme.
Para a disposição das agarras é recomendado um sistema matricial de furos, mas isso pode variar de acordo com a quantidade de vias, complexidade e tamanho da parede. Lembre-se de fazer os furos e colocar as porcas agarras antes de fixar as placas.
Algumas pessoas optam por construir uma parede inclinável, o que requer mais atenção na questão de fixação. Para esse tipo de parede, é necessário a utilização de cabos na parte de cima e dobradiça de porta na parte debaixo, para ajudar na inclinação ou criar uma estrutura fixa metálica.
Para finalizar o projeto, vamos falar sobre o acabamento e sobre as agarras. Claro que uma parede pintada chama muito mais a atenção, e depois de todo o esforço em monta-la, você quer algo atrativo, então escolha o tipo de customização que você quer fazer e mãos a obra!
Por último, mas não menos importante, as agarras. Estude bem na hora de comprar esse item, se informe e, se possível, leve o seu projeto para a loja onde você pretende fazer a compra.
Informe ao vendedor quais movimentos você tem mais dificuldade para realizar e qual a complexidade da sua via, esses dois fatores podem fazer com que a quantidade e os tipos de agarras mudem.
Agora que você já montou sua parede de escalada, é hora da diversão!
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a NEREA ou contrate nosso serviço para executar o projeto de parede de escalada.
OBS: Esse texto tem como objetivo ajudar no processo de montagem de uma parede de escalada indoor. Mesmo indicando o procedimento e os materiais, é possível que ainda haja dúvida, neste caso, peça o auxílio de um profissional.