Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.
No texto de hoje, vamos falar tudo sobre um item muito importante para qualquer sobrevivencialista ou aventureiro, o paracord.

O paracord é um item muito versátil, podendo ser usado em muitas situações, principalmente em bushcraft. Além de situações mais complexas, o paracord, por ser muito resistente, pode ser usado no cotidiano, como por exemplo: amarrar alguma carga na caminhonete.

A versatilidade do paracord, fez com que ele fosse considerado um item EDC (Every Day Carry), ou seja, ele pode ajudar a resolver situações das mais variadas, por isso precisa estar sempre presente no inventário.

Além disso, o paracord é um item leve, barato e que ocupa pouco espaço na mochila. Sendo ideal e recomendado para as mais variadas práticas.

O que é paracord?

É uma corda muito resistente, feita de poliamida ou poliéster.

Por ser usado inicialmente em paraquedas, o item ganhou o nome de paracord. Depois de um período, a versatilidade do item começou a aparecer, fazendo com que o paracord fosse usado para situações variadas, principalmente no exército. Alguns exemplos de utilização são para amarrar cargas, pendurar itens na mochila e montar acampamentos.

Tipos de paracord

Igual a muitos itens que possuem variações, o paracord também tem um leque de opções, ao todo são quatro tipos, porém a Nerea só trabalha com o tipo 3, pois possui o melhor custo benefício.

- Tipo 3: Mais conhecido como paracord 550, é o mais comum dos tipos. Possui um diâmetro de 4 mm e a sua carga de ruptura é de 24kg.


Paracord no Bushcraft

Uma das práticas que mais aproveita a versatilidade do paracord, é o bushcraft. Para sobreviver na selva é necessário improvisar. Com o paracord você consegue criar armadilhas, linha de pesca, mochila, marrar barraca e até confeccionar itens.

O que é bushcraft?

Bushcraft é uma prática de sobrevivência que evita usar o máximo possível recursos que vem de fora do meio ambiente.

No bushcraft, a grande maioria dos itens e comidas são confeccionados e obtidos na selva. Vale ressaltar que, por mais versátil que o paracord seja, há situações que ele não deve ser usado, como por exemplo: práticas verticais.

Atenção:

Por ser um tipo de corda muito resistente, algumas pessoas podem utilizar o paracord para praticar alguma atividade em altura, mas isso NÃO é recomendado.

Quando estamos suspensos, há toda uma física aplicada nos equipamentos e no seu corpo e em uma eventual queda, a força exercida no paracord se torna muito superior a carga de ruptura do mesmo.
Então, NUNCA utilize o paracord para rapel, escalada, tirolesa ou qualquer atividade que envolve ficar suspenso.


Onde comprar paracord?

Devido ao fato do paracord ser muito importante nas situações onde ele é usado, você deve optar por adquiri-lo em lojas confiáveis. Lojas especializadas em esportes outdoor são as mais recomendadas. Para comprar paracord em BH, a bola da vez é a Loja NEREA.

Além disso, através do nosso e-commerce, quem quiser adquirir paracord que não são de BH também podem obter o item.

Qualidade e validade do paracord

Como muitos itens disponíveis no mercado, o paracord também é comercializado de maneira errada, ou seja, unidades que não possuem a resistência e a qualidade de um paracord original.

O principal detalhe para se observar em um paracord é o interior do item. As cópias não possuem tranças no interior. Geralmente elas são ''recheadas'' com uma espécie de espuma.

Além do interior do item, vale a pena avaliar o material externo. Cheque a textura, queime a ponta e observe o comportamento do item.

Queime alguns centímetros do paracord, o nylon, quando entra em contato com o fogo, simplesmente desaparece. Já o poliéster, quando entra em combustão, ele encolhe.

Para saber se o seu paracord já está vencido, busque sinais de fricção ou abrasão, principalmente se for exigir muito do item.

A degradação do paracord costuma ser lenta e acontece quando o item é exposto ao sol e/ou a umidade. Guarda-lo em lugar seco e sem luz, é a melhor maneira de conservar o produto, adiando a validade o máximo possível.
Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce