logo

Escalada é um esporte outdoor bastante versátil, por isso atrai praticantes de todos os tipos e todas as idades, mas vocês conhecem aquele dilema que até hoje divide opiniões ??Quem veio primeiro o ovo ou a galinha????

Pois é, para os escaladores esse dilema é outro, para eles o mais importante de se descobrir é ??Ficar mais forte ou ficar mais magro???

Antes de começarmos esse debate, vale dar uma pincelada no esporte!

O que é escalada?

É um esporte que tem como principal objetivo chegar no topo de um obstáculo vertical e pode ser praticado tanto em ambiente outdoor quanto em ambientes indoor.

A idéia da escalada é subir, com auxilio de corda e outros equipamentos uma parede, porém para realizar essa subida é necessário um bom preparo, pois você vai estar usando seu membros(braços e pernas) como propulsores do seu corpo.

Tendo isso em mente, vamos à questão principal deste texto ??Ficar mais forte ou ficar mais magro???

Ficar mais forte ou ficar mais magro para escalar melhor?

Primeiro vale reforçar que quanto mais músculo você tem, mais pesado você vai ficar, ou seja, impulsionar o seu corpo pode ficar difícil.

No entanto, quanto maior for a massa magra(músculo), mais força é produzida pelo corpo.

Por isso, ser magro neste caso pode não ser ideal, mesmo que o seu corpo fique leve, você não vai ter força o suficiente para impulsioná-lo, basta observar os escaladores de elite, eles não costumam ser extremamente magros.

Complicado, não é mesmo? Mas vamos te mostrar como chegar a um senso comum!

Equilíbrio entre força e peso para escalar

A idéia para resolver esse dilema é buscar equilibrar o seu peso e sua força, com isso você vai precisar ter noção do seu IMC e do seu percentual de gordura.

Para ter noção desses dois números, você vai precisar consultar um especialista em nutrição e um especialista em treinamento para escalada.

O primeiro vai concluir se você está com excesso de peso, abaixo do peso ou no peso ideal, e vai proporcionar uma dieta para o seu corpo ficar equilibrado na questão nutricional.

O especialista em escalada, juntamente com os dados que o nutricionista forneceu, vai indicar o treino ideal para o seu objetivo, seja ele ganhar/perder peso e/ou ganhar força.

Tudo isso fará com que o seu organismo fique equilibrado nessa questão de ??força/peso??, fazendo com que você consiga dormir em paz, já que o dilema estará resolvido.

Vale ressaltar que a resposta foi dada nos moldes atuais da escalada (2019), ou seja, daqui 5 a 10 anos, pode ser que os treinamentos para o esporte tenham mudado.

Por exemplo, 10 anos atrás, a idéia era que os escaladores fossem magros, para conseguir impulsionar o corpo, hoje a tendência é buscar o equilíbrio entre força e peso e no futuro? Só o tempo dirá!

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual