Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Escaladores mais experientes ou praticantes de atividades verticais esportivas, como o rapel e canionismo, com certeza já ouviram falar no fator queda, mesmo assim nem todos sabem o que realmente significa. Esse termo vem do trabalho em altura, pensando em utilização de equipamentos específicos para trabalho em altura e retenção de queda, como o talabarte.

Mas a lógica desse cálculo pode ser muito útil para todos que gostam de se aventurar em uma corda / altura.

 

O que é fator de queda?

Considerando a NR35, normal que regulamento o trabalho em altura, razão entre a distância que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-lo.

Ou seja, fator de queda é simplesmente a distância da queda dividida pelo comprimento do talabarte. Existem 3 tipos de fator de queda: FQ < 1, FQ =1 e FQ = 2.

Portanto, o objetivo deste cálculo é avaliar a força de impacto exercida no corpo do trabalhador pela gravidade, na eventualidade de uma queda no trabalho em altura.

Agora que já sabemos o que é fator queda e quais os tipos, vamos explicar cada um separadamente.
 

Fator de queda < 1

O impacto sofrido pelo trabalhador é menor, pois o ponto de ancoragem está acima da cabeça.
 

Fator queda = 1

Nessa situação, o ponto de ancoragem está situado acima do abdômen, sendo assim o impacto na queda é maior. Neste caso, o impacto equivale ao tamanho do equipamento de proteção.
 

Fator queda > 2

Este fator queda é considerado como o mais perigoso, pois o ponto de ancoragem estará fixado abaixo do trabalhador. Isso faz com que, em caso de queda, o impacto causado no corpo seja dobrado.

Resumidamente, o ideal é que o fator de queda sempre seja igual ou inferior a 1. Afim de preservar a integridade física do trabalhador no caso de uma queda. Também evita que o equipamento seja exposto a condições mecânicas extremas. E isso também pode ser pensado com relação aos pontos de ancoragem em uma escalada, preservando sua vida e seu equipamento.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce