Seja na escalada esportiva ou em grandes paredes, os que se aventuram nessa prática têm experiências incríveis. As superações e conquistas físicas são alguns dos benefícios oferecidos pelo esporte. Mas, para aproveitá-lo, é essencial total atenção com a segurança.

A escalada é uma prática utilizada em momentos de lazer e para competições. Os primeiros casos de escalada moderna reportam à Alemanha do século XIX, em que era realizada para treino de montanhismo. Na década de 1960 surgiram as paredes de escalada artificiais.

Existem vários tipos de escaladas, como a esportiva, artificial, indoor, alpina, em boulder, em grandes paredes, dentre outras.

Seja qual for a modalidade, os benefícios que a escalada proporciona são muitos. Muita gente fala sobre superação e o esporte como um objeto de desafios.

A prática de escalar resulta em conquistas para o corpo e a mente e levam as pessoas a superarem seus limites. Isso porque o propósito da escalada é a interação do indivíduo com a natureza, não a competição entre as pessoas.
Desse contato com a natureza, pode-se ganhar maior resistência física, raciocínio, flexibilidade e concentração. Uma vez superados os obstáculos o prazer da conquista te leva a querer avançar ainda mais. Assim, deixa de ser um esporte e se torna um estilo de vida.
Para se iniciar na escalada, recomendamos algumas orientações de segurança.


Segurança na escalada


Antes de sair em busca de aventura, é muito importante o treinamento adequado, tanto para ganhar resistência, quanto para conhecer seus próprios limites.

Se você nunca escalou, com certeza não sabe qual sua barreira física e até psicológica para uma atividade assim. Procure um profissional e um espaço em que você possa treinar com supervisão, orientação e toda segurança.

Na escalada duas pessoas são fundamentais: o escalador e quem faz a segurança. Quando for escalar pela primeira vez, vá com alguém que entenda do assunto e, de preferência, que conheça o local. Os escaladores profissionais poderão lhe ensinar técnicas de subida e/ou descida e dar dicas importantes.

Uma dessas dicas que eles vão lhe ensinar é que não se trata apenas da força física - que é conquistada com o tempo - deve ser dada atenção especial à técnica.

O uso correto dos pés é essencial para a segurança e o grande aliado é o calçado correto. Não se trata simplesmente de conforto, os pés e mãos são determinantes para que sua escalada seja segura. Caso sua sapatilha esteja com o solado gasto, por exemplo, provavelmente você terá dificuldades durante a subida.

Contar com o equipamento de escalada de qualidade faz toda a diferença. Busque uma loja que ofereça itens de primeira linha. Você vai precisar de vários equipamentos, como por exemplo: cordas de escalada, mosquetões, freio e cadeirinha. Você também pode optar pelo magnésio e sapatilhas de maior aderência, que ajudam na estabilidade. Não se esqueça de usar uma roupa confortável como camisas dry e calças que não limitem os movimentos.

A variedade dos equipamentos de escalada a utilizar dependem do grau de dificuldade da escalada e da experiência do escalador. No entanto é importante destacar que a qualidade é essencial, principalmente se tratando de atividades ao ar livre.

Com o tempo, muito treino e prática você se sentirá mais seguro nas escaladas. Por testar seus limites e te levar cada vez mais longe, escalar, assim como praticar outros esportes, é viciante e só traz benefícios, se praticada de modo correto.

E você, está esperando o que para experimentar esse esporte?
 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual