Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Corda com CA

Quando o alpinista industrial pretende realizar alguma atividade que envolva altura, o equipamento corda é essencial.

Visando a segurança, as empresas sempre buscam equipamentos com NR e CA, porém o que alguns não sabem é que a corda não possui CA.

Antes de falarmos o porquê a corda não possui CA, vamos explicar o que é o CA.

O que é o CA?

CA é a sigla de Certificado de Aprovação, que é uma garantia dada pelo Ministério do Trabalho para que o EPI seja considerado de qualidade, e possa ser usado sem preocupações.

Essa garantia é obrigatória pois a Norma Regulamentadora(NR) exige.

NR 6 - Tópico 6.2

O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificação de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os testes e as burocracias que envolvem os EPI, vamos falar sobre os equipamentos.

O que é EPI?

Para responder a pergunta, vamos citar um trecho da legislação que define EPI

NR 6 - Tópico 6.1.1

Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Porque a corda não tem CA?

A NR 6 não considera a corda um equipamento de proteção individual, por isso não é obrigatório que ela tenha CA.

A corda é mais um acessório que otimiza a funcionalidade dos EPIs, fazendo com que eles funcionem em conjunto auxiliando o usuário.

A NR 6 possui uma lista de equipamentos que são considerados EPI e pode ser atualizada.

Essa lista pode ser alterada e itens podem ser adicionados, mas as chances da corda entrar são baixas, pois como citado anteriormente no texto a corda é um acessório que auxilia o EPI.

Complementado o @Fábio Controle Acima CA respondeu essa pergunta com ainda mais informações técnicas.

" Conforme anexo 1 da NR6 e RAC de 2012 do Inmetro, apenas o cinturão de segurança possui CA, no âmbito dos equipamentos de proteção contra quedas.
Talabartes e trava quedas possuem certificação ainda com selo do Inmetro, entretanto não possuem CA, sendo o CA do cinturão que faz a indicação dos módulos de talabartes e trava quedas. Esse processo está em vigor no Brasil desde 2015 e válido até o presente momento.
Demais equipamentos envolvidos em proteção contra quedas como: cordas, cabo de aço, mosquetoes, fitas de ancoragens, tripés, polias, descensor, etc não possuem nenhum tipo de processo de certificação no Brasil e tão pouco uma OCP reconhecida pelo Inmetro para que possam receber CA por parte do MTE.
Logo, atualmente é impossível existir uma corda com CA.
Se você quiser uma corda realmente certificada, precisará obter cordas europeias com CE e de acordo com EN 1891 ou cordas americanas com UL de acordo com NFPA 2500 ou ANSI Z359.

Essas evidências você consegue obter facilmente fazendo uma consulta ao organismo regulador do processo de certificação ou se aprimorando mais no processo de normalização nacional"
Texto do @Fábio Controle Acima CA


 

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce