Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Para praticar uma atividade outdoor como montanhismo e trekking, por exemplo, é ideal estar bem equipado.

Um equipamentos que não pode faltar na sua checklist para esse tipo de prática é a bota impermeável.

Pelo fato dela ser muito importante, vamos dar algumas dicas de como preservar a sua bota impermeável para que ela esteja 100% para a próxima aventura!

Obs: Como os dois primeiros itens estão ligados à limpeza, a dica geral tanto para higienização externa quanto interna é: nunca deixe a sua bota de molho e/ou a coloque na máquina de lavar.

Tendo isso em mente, vamos às dicas!

Limpeza externa da bota impermeável

Para retardar a deterioração do material da bota, o ideal é realizar a limpeza externa logo após o uso, evitando surgir odores e manchas.

A idéia é usar um pano úmido e uma escova com cerdas macias para não danificar o calçado. A escolha entre escova e pano, vai variar de acordo com a quantidade de sujeira presente na bota.

Vale ressaltar que botas com membrana de impermeabilização, como por exemplo, a gore tex, precisa de mais cuidado com a limpeza. Neste caso, use apenas os produtos recomendados pelo fabricante, nada além.

Caso contrário, uma limpeza mal feita pode danificar a membrana, deixando-a ineficaz.

Limpeza interna da bota impermeável

Agora que a parte de fora esta limpa, vamos limpar o interior da bota.

Neste caso, a limpeza não precisa ser feita de imediato, porém a nossa recomendação é que seja feita com freqüência.

Para limpar os cadarços e palmilha, remova da bota e limpe-os com sabão neutro. Ambos os itens devem ser esfregados com suavidade até a sujeira impregnada sair.

Como secar a bota?

Agora que lavamos, está na hora de secar!

A primeira dica aqui é jamais utilizar maquina de secar roupas para secar a sua bota. Então vamos para o sol, certo? Não! Para secar a bota processo é lento, pois é necessário deixá-la em um ambiente seco e longe do sol, para não desgastar o tecido.

Ou seja, deixe a sua bota fora do guarda roupa por alguns dias que o seu problema já está resolvido.

Por esses motivos a bota não deve ser encharcada, pois o processo de secagem é demorado e ela não pode ser exposta ao sol.

Falando dos cadarços e da palmilha, os dois itens possuem menos restrições, mas é necessário tomar alguns cuidados. Os cadarços podem ser pendurados no varal, só vale tomar cuidado para eles não voarem.

A palmilha, não pode ser dobrada ou presa com pregador, deixe-a secando em uma superfície plana e que não sofra com o calor excessivo.

Qual a melhor maneira de se armazenar uma bota?

Bom, agora que ela já está limpa e totalmente seca, está na hora de guardar. Reforçando, a bota precisa estar completamente seca, caso contrário ela pode adquirir mal cheiro e se deteriorar com mais facilidade.

Evite colocar objetos pesados em cima da bota, pois isso pode danificar o formato dela, fazendo com que o calçado não proporcione o conforto com a mesma eficácia que antes.

Outra dica é evitar lugares apertados e quentes, optando sempre por lugares arejados e frescos.

Conserve a sua bota

Se você acha que apenas lavar e armazenar a bota em um lugar adequado é o suficiente, você está enganado!

Enquanto a bota não estiver sendo usada, ela se desgasta também!

Pensando nisso, há cinco dicas para realizar essa conservação:

- Hidratação: Aplique um condicionador especial para botas, para evitar que as costuras comecem a rachar.

- Impermeáveis: É possível aplicar a impermeabilização novamente, isso faz com que a sua bota se torne ainda mais eficiente e possua uma vida útil maior.

- Proteja: Tanto em casa quanto em um ambiente outdoor, cuide da sua bota, não deixe ela jogada para qualquer canto, onde qualquer um pode pegar.

Essa dica vale, principalmente para quem tem cachorro, pois imagina você estar se preparando para uma travessia e descobre que seu cachorro destruiu a sua bota(risos).

- Use: Sim, se você quer conservar a sua bota é necessário usá-la, pois vai evitar que a hidrólise aconteça.

Entenda mais sobre essa questão: "Por que os solados das botas novas soltam?''

- Respeite as indicações do fabricante: Se há um aviso que tal produto é nocivo para a bota, não utilize-o no seu calçado.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce