logo

O bastão de caminhada é um item muito importante para os trekkers e para os montanhistas, já que ele auxilia no desempenho do usuário durante uma aventura.

Vendo a importância do bastão de caminhada, a União Internacional das Associações de Alpinismo(UIAA) criou um documento apontando as vantagens e desvantagens do equipamento.

Uso de Bastões de Caminhada em Trekking

O documento em questão foi criado em 2008 e vem sendo constantemente atualizado, pois a cada ano que passa os bastões ganham novas tecnologias que precisam ser explicadas para que não ocorra nenhum tipo de problema.

O documento está disponível em dez idiomas, incluindo o português, e é gratuito, com isso qualquer pessoa pode ter acesso a ele e aprender como utilizar o bastão de caminhada de maneira correta.

Uso do bastão caminhando sem carga

Quando vamos praticar uma caminhada mais curta, não há a necessidade de levar consigo uma mochila, ou não é necessário levar tanto peso, a presença de um ou dois bastões nesse caso, é indiferente.

Isso acontece devido ao fato do corpo estar trabalhando apenas com um ponto de gravidade, sem algo que possa te puxar para algum lado, ocasionando queda.

No entanto, mesmo sem cargas há pessoas que sofrem com dores nas articulações(joelhos), então a presença de um bastão de caminhada é bem vinda mesmo sem carga.

Uso do bastão caminhando com carga

Agora, o outro lado da moeda, uma caminhada carregando peso, levando consigo uma mochila.

Neste caso a presença de um ou dois bastões de caminhada é fundamental para te proporcionar tração e equilíbrio, evitando possíveis quedas.

Uso do bastão em altitudes maior que 4000 metros

Em altitude mais elevadas o corpo já começa a dar sinais de desgaste naturalmente, caso você esteja usando um equipamento de maneira incorreta, o desgaste será ainda maior.

No caso do bastão, a mão deve estar posicionada abaixo do cotovelo, caso contrário o fluxo sanguíneo não funcionará corretamente, causando formigamento nas mãos e desconforto.

Além disso, evite deixar as alças muito justas no punho, pois isso também vai interromper o fluxo, proporcionando os mesmos efeitos colaterais citados acima.

Uso correto do bastão de caminhada

Em condições normais, o bastão de caminhada deve ser usado com o cotovelo fazendo um ângulo de 90 graus, pois isso evita desgaste e proporciona mais tração e equilíbrio.

Segundo o documento feito pela UIAA, o equipamento precisa possui uma haste ajustável e possuir uma alça de empunhadura que proporcione firmeza e estabilidade.

Uso incorreto do bastão de caminhada

No documento confeccionado pela UIAA, consta que o principal erro dos usuários de bastão de caminhada está na distância que eles mantêm o equipamento do corpo.

Segundo o documento, o correto é manter o bastão mais próximo possível da linha do corpo, caso contrário a tração e o equilíbrio proporcionado pelo equipamento serão bastante reduzidos, podendo resultar em quedas.

Quando usar o bastão de caminhada?

O documento adverte que o uso excessivo do bastão de caminhada pode resultar na perda natural da capacidade de equilíbrio de um trekker ou de um montanhista, por isso eles listam em quais situações o equipamento deve ser usado:

  • Idade avançada
  • Excesso de peso corporal e/ou com a mochilas acima de 25% do peso corporal
  • Praticantes com problemas nas articulações(joelhos) ou na coluna vertebral

Além disso, o documento reforça que o bastão não deve ser usado o tempo todo, salvo exceções as situações citadas no texto.

Você que não deixa o bastão de caminhada de lado, sabia dessas vantagens e desvantagens? Para ficar por dentro do equipamento, baixe o documento desenvolvido pela UIAA.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual