Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Estivemos em mais uma Aventura Nerea e vamos contar um poquinho da experiência incrível que foi! Uma opção de lazer, contato com a natureza e atividade física de baixo custo, e com vários ganhos para o corpo e a alma.

Minas Gerais esconde maravilhas naturais que são verdadeiros mistérios até mesmo para nós mineiros. Acreditamos que um estado tão vasto, rico em biodiversidade e riquezas naturais precisa ser conhecido e explorado, claro que com cuidado e respeito à natureza.

Estamos conhecendo tantos pequenos paraísos em nosso estados que iremos iniciar uma série sobre eles. Na primeira matéria da série Maravilhas da Natureza Mineira, vamos falar do Cânion das Bandeirinhas, localizado na Serra do Cipó.

Conheça um Pouco do Cânion das Bandeirinhas ? Serra do Cipó

A famosa Serra do Cipó, localizada no distrito Cardeal Mota, é uma das opções preferidas dos belo-horizontinos, devido a sua localização - cerca de 96 km de Belo Horizonte - e variedade geográfica, verdadeiro paraíso para os aventureiros e que deseja relaxar.

Localizada na Estrada Real, no Circuito do Diamante, a região é muito rica em cursos d?água e conta com pontos de apoio para os turistas, o que facilita ainda mais a prática de esportes de aventura. Mas, o maior bônus é a beleza cênica incrível, com diversas cachoeiras e lagoas de águas cristalinas e grande biodiversidade.

Um dos achados incríveis da Serra do Cipó é o Cânion das Bandeirinhas. Confesso que a primeira vez que estive na Serra do Cipó, não tive interesse em conhecer o Cânion das Bandeirinhas, a Serra é muito grande, existem vários percursos alternativos e algumas trilhas não passam por ele.

Mas quando surgiu a oportunidade de ir, entendi o porquê de ser um local bem visitado apesar da caminhada longa ao se comparar com outros pontos turísticos que se encontram saindo do mesmo local, como a Cachoeira da Farofa.

Percurso Até o Cânion das Bandeirinhas

A entrada para o Cânion é pela portaria do Parque Nacional, às trilhas são bem sinalizadas com placas e dentro dos limites do parque. O Parque Nacional da Serra do Cipó permite que se faça o percurso à pé, de bicicleta, a cavalo ou mesmo jipe credenciado em caso de pessoas com dificuldade de locomoção.

São 12 km até o destino, com estrada plana em sua maior parte e acesso de terra fofa, sendo o nível de dificuldade entre fácil e moderado.

Quem vai fazer de bike, que pode ser alugada na portaria do parque, deve ficar atento ao terreno. A maior parte da trilha é composta por uma estrada de terra, mas o percurso também conta com córregos e travessia de rios, pedras e alguns trechos com subidas, o que torna a pedalada mais pesada.

Nós optamos pela boa e velha caminhada. O tempo gasto de deslocamento maior diminui consideravelmente o tempo de descanso e contemplação no Cânion. Mas, para quem quer curtir o dia sem pressa, recomendamos o trekking pois vários trechos, como passagens por rios, valem a contemplação mais demorada.

A vegetação local é majoritariamente composta por campos rupestres, ou seja ambiente aberto e você provavelmente estará exposto ao sol, por isso não se esqueça de levar um chapéu ou boné e o protetor solar. E claro, se mantenha sempre hidratado! Guarde metade ou mais da água para o trajeto de volta, acredite em mim, será extremamente importante.

Recomendo sair cedo e acompanhado de um guia, pois a atividade leva o dia inteiro com uma média de 6 horas de caminhada. Para quem já conhece a região e pretende fazer o percurso sem guia, toda a trilha está muito bem sinalizada! Não se esqueça de levar lanches, roupa de banho e toalha. Um bom banho na água gelada irá revigorar seu corpor e renovar sua alma!

O que é um Cânion?

Cânions são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade.

O Cânion das Bandeirinhas é constituído por um corte entre a Serra das Bandeirinhas ao Norte e a Serra dos Confins ao Sul, sendo uma formação rochosa de 80 metros de altura e 4 KM de extensão. O paredão é um verdadeiro oásis de águas cristalinas com cachoeiras, piscinas naturais, cascatas e poços para banho.

No interior do Cânion correm águas geladas por meio de um leito de pedras. Essa formação geológica é muito típica na Serra do Espinhaço.

A dica para quem vai ao Cânion das Bandeirinhas pela primeira vez é tomar cuidado com o mato, pois existem muitos carrapatos, então fique atento quando se sentar na grama. Ao voltar do passeio, você pode tomar uma ducha na sede do parque.

Para quem gosta de caminhada, mountain bike, se refrescar numa água bem gelada e fazer um passeio num final de semana na aproveitando as belezas da natureza, o Cânion das Bandeirinhas é uma ótima pedida.

Aproveite ainda mais as belezas de Minas Gerais e planeje seu próximo lazer com o que a natureza tem de melhor a oferecer.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce