Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Hoje vamos conhecer mais sobre o alpinista industrial e sua profissão pouco conhecida, mas que possui uma grande importância.

Entrevistamos Daniel Michael Miller, de 42 anos, que está há 15 anos no ramo e nos contou um pouco sobre sua experiência. Para entendermos melhor os comentários do Daniel, antes vamos falar sobre acesso por corda e alpinismo industrial.


O que é Acesso por Corda?

O Acesso por Corda ou Alpinismo Industrial é um método seguro para trabalhar em altura onde as cordas são usadas para manter o alpinista em uma posição em que é necessário trabalhar.

Outro ponto que o Acesso por Corda facilita para o alpinista é a rapidez com que ele chega a altura desejada.

Por ser um método mais rápido, o Acesso por Corda agiliza o trabalho, fazendo com que os alpinistas tenham uma jornada de trabalho menos intensa.

Alguns equipamentos usados no Alpinismo Industrial / Acesso por Corda:

- Corda para acesso por corda de 10 a 11mm
- Capacete
- Cinto de 5 pontas para alpinista
- Mosquetão
- Talabarte em Y e de posicionamento
- Ascensor / Croll
- Trava Queda
- Freio ID / Freio auto blocante com sistema anti pânico
- Pontos de Ancoragem

Veja a lista completa dos equipamentos em https://www.lojanerea.com.br/trabalho-em-altura


Com 13 anos no ramo, Daniel falou das mudanças que a prática do Alpinismo Industrial sofreu na última década(em relação aos equipamentos, normas e quantidade de pessoas):

"Nos últimos 10 anos, tivemos muitas mudanças nos procedimentos e equipamentos. A cada 3 anos, que é quando temos que renovar ou mudar de nível, sempre temos novas manobras e formas de realiza-las, e com equipamentos diferentes.

Com estas normas e procedimentos, é quase impossível um escalador se acidentar ou vir a óbito. Com estas normas e procedimentos, podemos realizar atividades inimagináveis e com muita agilidade. Os sistemas e versatilidade, se tornam praticamente uma engenharia de acesso por cordas.

Hoje em dia só se pode trabalhar em altura ou em acesso por cordas quem tem o curso NR35 ou de acesso por cordas como IRATA Brasil, ABEND entre outras. A fiscalização hoje em dia é mais firme e atuante. Em algumas áreas como a de óleo e gás, os técnicos de segurança também são qualificados em acesso por cordas para fiscalizar se está tudo em conformidade."


Outro fator importante para o crescimento da atividade no Brasil foi a chegada da IRATA. Além de ajudar na ascensão, a principal missão da IRATA é proteger os alpinistas, fornecendo a melhor capacitação para os profissionais.
 

O que é IRATA Brasil?

A IRATA é a primeira certificadora no segmento de acesso por corda. E qualifica profissionais no Brasil e no mundo. Desde a entrada da IRATA no Brasil, muitas empresas optam pelo serviço. O certificado fornecido pela IRATA é mundial, e serve para diversos serviços como Metalurgia, Petróleo, Gás, Papel e Celulose.

Visando segurança, inovação e sendo a única a publicar estatísticas de segurança, uma das principais missões da IRATA é desenvolver o acesso por corda nacionalmente.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Alpinismo Industrial, que tal conhecer mais sobre a vida de um profissional desse ramo? Quer conhecer tudo sobre um IRATA nível 3 confira a entrevista completa do Daniel.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce