Vamos correr? Na rua, na montanha ou no mato? Escolha a sua!

cross country e Trail Running

Se tem um esporte que arrebata o coração das pessoas é corrida. Seja  nas ruas, nas trilhas, montanhas, calçar seu tênis e sair por aí diverte e faz muito bem às pessoas.não importando a idade, sexo ou profissão.

Aí entra nosso pitaco. Fazer uma boa trilha em um trekking ou hiking, em uma trail run, ou mesmo na pista do seu bairro, ter uma roupa confortável e um par de tênis adequado é essencial para você correr por aí. Agora se você curte uma competição, deve redobrar os cuidados com o corpo. Queremos neste post mostrar  três tipos de corrida que você pode  praticar: corrida de rua, cross country e trail. Essas três são os tipos de corrida mais populares atualmente.

O que cada uma exige e suas distâncias

A corrida de rua tem pequenas variações: 5, 10, 21 e 42 km. Vemos muitos eventos espalhados por aí por sua facilidade de serem realizados.

As corridas de cross country e Trail Running: 4, 6, 13, 21 e 42 km também. Essas são as distâncias mais comuns utilizadas nesses eventos. Inclusive, A Nerea é parceira de vários eventos no resgate.

Características:

A corrida de rua tem percurso feito nas ruas da cidade, em parques ou clubes. Geralmente no  asfalto. Esta definição é ok. A confusão que se tem normalmente  é entre o que é uma corrida cross country e o que vêm a ser uma corrida de montanha.

A cross country, também conhecida como corrida corta mato, ocorre em terreno aberto ou acidentado. Difere de corrida em estrada ou corrida em pista principalmente no percurso, que poderá incluir terra, lama, mata ou água.

As provas Trail Running utilizam percursos patecidos com os de cross country, contanto claro, com as subidas. Corridas em montanha são realizadas pelo campo e principalmente fora de rua e envolve um número considerável de subidas/descidas para corridas que começam que começam e terminam no mesmo nível.

Cada uma delas possui sua especificidade e variáveis como a técnica utilizada, estratégia, tipo de alimentação e equipamentos.

Na corrida de rua você consegue manter melhor um ritmo e o esforço é mais previsível; não exige uma técnica tão apurada; geralmente a organização das provas oferece um bom suporte quanto à hidratação e alimentação; e a estratégia e equipamentos são mais simples.

Já o Cross country e Trail são corridas de força fisica e o esforço  variável e de técnica mais apurada devido ao risco maior devido ao terreno com estratégia mais elaborada tanto na forma de dosar a energia quanto na alimentação e equipamentos.  Seja qual for a sua escolha, pense sempre nos equipamentos certos e nunca force demais além dos seus limites. E corra, corra e corra!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...