Resgate na CIMTB 2016

Resgate Nerea

Equipe Nerea conta suas experiências na Etapa de Araxá da Copa Internacional Levorin de MTB e dão dicas para público e atletas

Além de querer  oferecer as melhores marcas, ter especialistas no assunto aventura off road com a Loja Nerea,  há um trabalho de vital importância para atividades de competição desenvolvida pela equipe Nerea: a equipe de socorro em locais remotos. O  tempo entre localizar e atender um acidente, um mal estar pode significar a saúde de um atleta ou até mesmo do público que acompanha a prova.

O time Nerea de Socorristas esteve na primeira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, evento que classifica para os Jogos Olímpicos do Rio os melhores atletas da América do Sul.  Desde 2013 que o Nerea faz este trabalho na CIMTB Levorin e em vários eventos que depende de segurança e profissionais hábeis em situações de emergência. Deem uma conferida no bate papo com o pessoal de socorro do Nerea.

1- Como é a preparação da equipe Nerea para atender as necessidades dos atletas antes e durante a prova da CIMTB?

Fazemos um pequeno SGS - Sistema de Gestão da Segurança em todo os eventos que participamos. Na Copa, trabalhamos com 4 duplas de socorristas em pontos estratégicos. Em caso de ocorrências mais graves uma dupla pede apoio para outra dupla.   

2- Quando há ocorrências, qual o tempo de resposta da equipe Nerea na pista?

O tempo de resposta é bem rápido entre 5s a 3mim, após sermos acionados pelo rádio e passado o ponto exato do acidente. Em algumas poucas situações esse tempo pode aumentar. Como por ex chuva ou ocorrências simultâneas e ou com várias vitimas.

3- Quais as dicas que passam aos atletas antes de competir? O que recomendam quanto à segurança e quais as ações da equipe e como é a estrutura de trabalho?

Esteja preparado fisicamente e emocionante, a prova é dura. Não ultrapasse seus limites e sim seus concorrentes. Faça o reconhecimento da pista

Sempre usamos quatro duplas de socorristas posicionadas nos pontos mais críticos do circuito, possibilitando um atendimento rápido e eficaz. Colocamos à disposição   da prova  uma UTI móvel, uma ambulância em parceria com o Corpo de Bombeiros, além de um posto médico com um profissional pronto para emergências. Caso seja necessário, acionamos o o sistema publico de saúde (Hospitais, UPA, Policlínicas, Bombeiro, SAMU) s em caso de acidente.

Todos os envolvidos na prova  estão equipadas com Rádio Comunicador – HT, o que oferece a a agilidade necessária na localização do atleta, atendimento e remoção, se for o caso.  até o posto médico.

Orientamos os presentes e participantes da prova em caso de acidentes que sigam essas recomendações:

– Ter calma caso  haja um acidente. A equipe de resgate vai chegar até o atleta. Temos noção de que o tempo “passa” diferente para as vítimas e parentes. Quando somos acionados, já deslocamos a equipe mais próxima do ponto de passagem do atleta, de forma ágil e no ponto preciso;

– Observamos a gravidade do acidente, pois o grau de risco para o atleta influencia na prioridade do atendimento;

–  Se precisar relatar o ocorrido, tente  oferecer maior número de informações que facilitem na localização e o tipo de atendimento que é necessário;

– Boa alimentação é um dos fatores mais importantes para evitar acidentes. Corpo e mente devem estar 100%;

– Faça o reconhecimento da pista antes da prova;

– Se estiver passando mal, pare e comunique a um socorrista, fiscal ou até mesmo a outro atleta, para que essa informação chegue para a equipe de resgate.

4- Quais os equipamentos mais adequados para atender uma prova de Mountain Bike?

Trabalhamos com todos os equipamentos para os atendimento pre hospitalar - APH como: prancha longa, talas, compressas, DEA - Desfibrilador Externo Automático, Colar Cervical, Oxímetro, Glicosímetro mas bolsas de suporte básico que cada dupla carrega. Temos uma bolsa com suporte avançado em pista, com material mais avançado , onde precisamos do respaldo médico com por ex kit  para acesso venoso   (aplicação de soro) .

Boas aventuras 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...