Rapel Esportivo: Conheça os benefícios dessa prática para a saúde

rapel esportivo

O título pode ser forte, porém é a realidade para muitas pessoas. O descenso por corda com objetivo desportivo tem conquistado públicos de diversas culturas, e em todas as redes sociais, diariamente, podemos observar o crescimento da atividade em todo o país. Então, onde está a justificativa para este crescimento exponencial?


Para sua melhor compreensão, iremos elencar 3 (TRÊS) fatores importantes que fazem do Rapel Esportivo a atividade mais recomendada para se praticar nos dias atuais:

 

O RAPEL É PARA TODOS

Um slogan perfeito para definir a abrangência do Rapel Esportivo. Por ser uma atividade de fácil aprendizagem e que não necessita de um condicionamento físico específico para sua prática, o descenso por corda pode ser executado tanto por crianças (supervisionadas por um profissional habilitado) quanto por pessoas de idade mais avançadas.

 

A técnica de descensão não exige força, e todo o material envolvido oferece todo o conforto e segurança suficientes para qualquer pessoa. Desta forma, se você acha que não tem idade para estar “pendurado” naquelas fotos das redes sociais, sinto lhe dizer que agora isso não será mais um empecilho.

 

 

 O RAPEL MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

 

 Ao longo do tempo, a tecnologia vem se desenvolvendo, e com ela alguns males do novo século estão crescendo; um deles muito falado é o SEDENTARISMO, que leva a diversas doenças crônico-degenerativas como obesidade, diabetes, dentre outros. Movimentar-se está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil (elevadores, escadas rolantes, trabalhar sentado por longo tempo, aumento do tempo perdido no deslocamento por automóvel, e muitos outros aspectos que nos deixam cada vez mais preguiçosos).

E o Rapel Esportivo vem para quebrar este paradigma, já que é uma atividade abrangente, e que faz o praticante exercitar várias valências importantes para a manutenção da saúde física. Quer um exemplo prático? A trilha que se faz para se chegar ao local ajuda na melhora da aptidão cardiorrespiratória, com aumento da frequência cardíaca e gasto calórico.

No Rapel, o indivíduo para se estabilizar utiliza alguns músculos importantes, como os músculos do CORE (músculos que servem para estabilização do nossa coluna vertebral e região lombar), que é essencial para prevenção de lesões devido a sobrecargas mecânicas que acontecem ao nosso dia-a-dia, como ao levantar algo pesado do chão. Você pode não perceber , mas a estabilização da postura na prática do Rapel Esportivo está diretamente ligada ao trabalho da região do CORE. Ou seja, quando você pratica o Rapel, você também está se exercitando!

 

 

O RAPEL MELHORA A SAÚDE PSICOLÓGICA

 O contato com a natureza é algo surpreendente. Todos os que experimentam voltam melhores, com sentimento de alívio; toda a sobrecarga da rotina parece se diluir nas maravilhosas paisagens que a Mãe Natureza nos oferece gratuitamente. O Rapel Esportivo proporciona visitas à locais espetaculares (por vezes desconhecidos, devido ao alcance ser unicamente por corda), usufruto dos locais sem degradar o ambiente, além de ver o terreno de outro ângulo.

 

Você já sentiu o fluxo de água de cachoeira correndo sobre seus pés, ou mesmo sobre seu corpo, posicionado no meio da mesma? Ou já teve a oportunidade de estar só você e a natureza a sua volta, num silêncio único, a 30, 40 ou por vezes 100m do chão, sem sentir o solo aos seus pés? Pois bem, tenho que lhe dizer que isso não só revigora, como também muda seus conceitos sobre a vida, e o torna mais ativo, despertando a vontade de ir mais além, e explorar ainda mais seus sentidos.

Com tudo isso e muito mais, o Rapel Esportivo possibilita tirar pessoas da depressão, solidão, stress, fobias, e trazê-las para a vida novamente. Existem muitos relatos de pessoas curadas de fobias, ou mesmo da depressão, por meio do Rapel Esportivo. Tudo aquilo que remédios não conseguiram fazer, a atividade por si só trouxe um novo estilo de vida.

 

O Rapel pode trazer benefícios muito além dos citados neste artigo. Ainda tem dúvidas de que o descenso por corda é para você? Então te convido a pelo menos uma vez experimentar esta que é a atividade que está transformando vidas, e vai mudar muitas outras. Existem muitos locais a serem descobertos e admirados pelo Ser Humano, por vezes mais próximos do que pensamos. E acima de tudo... Acredite! Seu potencial vai muito além do que pode imaginar.

 

SOBRE O AUTOR

O autor ANDRÉ LUIZ DA SILVA é militar, professor de Educação Física e líder da equipe de rapel RIO TRACK ADVENTURE, sediada no Rio de Janeiro, especializada em Rapel Esportivo nos mais diversos ambientes. Toda sua equipe deriva dos cursos realizados por Gabriel Finelli, do Canal LIGA RAPEL, o qual até os dias atuais oferece assessoria técnica a esta equipe.

 


Agradecimento especial à Loja NEREA, o único estabelecimento que nos apoia logisticamente com materiais destinados a canionismo.

----

Para você que curtiu esse texto e quer comprar equipamentos, nós da Loja Nerea temos uma DESCONTO especial para você!

São R$ 30,00 de desconto nas compras acima de R$ 300,00. E ainda parcele em até 6x no cartão! Vai comprar à vista? Ganhe mais 7% de desconto! É isso mesmo, os descontos são cumulativos!

Corre que o desconto é válido até por 10 dias, até o dia 19 de janeiro de 2018!


Comentários

Mônica Ignácio da Silva Ribeiro
10/01/2018 10:25:47
Bom dia! Muito bom!! Adorei as informações.

Silvia
09/01/2018 18:38:07
A prática do Rapel Esportivo se mostra como de um simples lazer ao tratamento psicológico, motor, clínico, social e de superações. Esta dentro de nós o vencer, e vejo o Rapel como a mola que faz girar o que fica perdido dentro de nós ao passar dos tempo.

Nilton Pires
09/01/2018 14:21:07
André, parabéns pelo texto!! Montanha!!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...