“Quero começar um esporte de aventura. Mas, não sei por onde iniciar o desafio”. Te damos umas dicas

Aventura

Você que nos acompanha aqui no blog, lê com frequência sobre segurança, dicas de lugares bacanas para ir e até formas de fazer bem o seu esporte favorito.  Mas, vamos supor que sua vida esteja numa fase de sedentarismo, com pouca motivação. Aí, dá um estalo na cabeça para praticar alguma coisa que não seja futebol e outros esportes mais clichês. Algo que exija não só da sua força física, mas mental. O que fazer? Bem, fiquem calmos. Escolhemos algumas modalidades para que possam imergir no mundo off road. Confira, experimente, use os equipamentos adequados e siga o seu destino.

 Trilha off road

Calma. Não estamos falando de sair por aí explorando terras, encostas de motos ou carros. É uma caminhada com obstáculos bem prazerosos de superar.  É um atividade  mais simples de realizar para quem está começando. Não exige habilidades especiais ou alto grau de desempenho físico. Para superar os seus limites  é bom pensar no calçado, numa mochila que possa levar coisa uteis. E o mais legal é poder ir com amigos e curtir o ar puro, o visual. É garantimos que voltará com outra experiência na bagagem.

Geocaching-  Caçador de tesouro por um dia

Geocaching é caça ao tesouro organizada com uso de um GPS.  Você cria grupos para achar o tesouro, ou uma caixa fechada em locais de acesso mais difícil como matas e serras.  A recompensa pode ser a que você achar melhor: moedas, chaves, outras pistas para novas aventuras e por aí vai. Esse tipo de esporte ganha força quando é realizado em grupos, pois aguça o senso colaborativo e reforçam habilidades existentes. É simples de fazer, pois precisa-se de um GPS que pode ser instalado em celulares, uma bússola.

Há um site, o Geocaching Brasil, que ensina a montar esse tipo de desafio. Do Geocaching, inicia-se o desejo de buscar novas atividades e aventuras mundo afora.

 

Ciclismo em trilhas

O nascimento  modelo de mountain bike de bicicletas trouxe outro tipo de esportistas. O ciclista de trilhas. Ele não curte muito o asfalto liso e reto. Quer muito morro, pedras pelo caminho. O barato de trilhas com a bike é poder fazer no seu tempo. Superando cada dificuldade com zelo e força. O novo atleta vai ganhando confiança a medida em que vence as barreiras inicias. Quando percebe, já está todas as semanas buscando novas trilhas.  Lembrando que capacete, sapatilhas e todos os itens dos bikers é essencial para evitar ou diminuir pequenos acidentes. Ou acha que  voltarão sem arranhar pelo menos um joelho?  

Camping

Por que deixar o conforto do seu lar, da sua cama, do seu chuveiro quente  para ficar no mato, cercado de pequenos perigos? Pela diversão. Pelo contato com a natureza. Para sair da zona de conforto. Por isso algumas pessoas optam por  acampar ou fazer camping.  É lago simples, mas não pode ser feito de qualquer jeito.

]O camping cria novas situações  e forçam as pessoas a adotar  senso de organização,  hierarquia para que o grupo seja beneficiado e não o individuo. Quando somos expostos a dificuldades, evidencia-se o caráter das pessoas.  Quer conhecer bem uma pessoa? Acampe com ela.

A dificuldade também aproxima, unifica o grupo. Amigos que acampam costumam adquirir um forte senso de companheirismo. Pessoas que são cheias de manias ou desejos, demoram mais a se adaptar ao acampamento. O camping é mais um desafio mental do que físico. Porém, ter a barraca certa e os equipamentos de sobrevivência corretos ajudam na tarefa.

Então, qual vai ser o esporte de aventura de estreia? 

 

foto: http://www.caravanadaaventura.com.br/olho-na-trilha


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...