Por que evitar trekkings noturnos?

Trekking

Trekking é uma modalidade comumente praticada em diversos lugares do mundo, principalmente quando estamos falando de trilhas desafiadora, que atraem os olhares de trekkers ambiciosos. 

Porém, existem trilhas das mais variadas dificuldades, por isso o trekking é praticado por pessoas desde as mais experientes até as iniciantes. 

Um detalhe sobre essa atividade é que para ser considerado trekking, além da necesidade de uma parada para dormir, a trilha precisa ter um tempo para conclusão superior a 20 horas

No entanto, em situações onde o caminho é muito longo e/ou o clima é mais extremo e desgastante, alguns caminhantes optam por se deslocarem durante a noite e isso, nem sempre é recomendado. Confira os motivos: 

 

1 - Encontros indesejados com animais

Durante a noite, vida animal, principalmente os predadores, ficam ativos. Ou seja, a chance de você encontrar uma cobra, um escorpião e até mesmo animais de grande porte é extremamente fácil. 

Com isso, há um risco maior de haver complicações durante o caminho. 

 

2 - Falta de visibilidade e desorientação

Quando falamos em caminhada noturna, estamos falando também de pouca luz e muita, muita escuridão. Consequentemente dificuldade em nos orientarmos. 

Com essas variáveis, se você não conhecer 100% a trilha a chance de se perder é extremamente grande

 

3 - Lesões

Por não saber exatamente onde está pisando e não ter noções dos seus arredores por conta da questão citada acima, há a possibilidade maior de acontecer uma torção, um arranhão e até fratura, ocasionada pela queda de um lugar alto

 

Para aqueles que pensam que caminhar a noite seja uma alternativa para agilizar o percurso, estão muito engandos. Tudo isso que apresentamos faz com que o seu avanço seja extremamente lento, as vezes pode nem haver progresso e sim muita dor de cabeça

Mesmo não recomendado caminhar durante a noite, há situações que isso pode acontecer, mas o cenário precisa ser adequado, confira:

- Conhecimento TOTAL do caminho

- Diversos recursos de iluminação

- Sinalizações perfeitamente estruturadas

- Kit de sobrevivência completo

- Bom comunicador

- Uso de GPS e Spot

 

Sem esse cenário, não recomendamos que vocês tentem uma aventra noturna. 

Trekkers, contem para gente se vocês já realizaram alguma aventura noturna e como foi o desfecho dela?


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...