Pedalar por minas Gerais

Bike

Minas Gerais é referência em ciclismo tanto pelo espírito aventureiro de seu povo quanto pelas belas paisagens que os instiga a sair de casa e desbravar os montes. Segundo a Federação Mineira de Ciclismo (FMC), as provas realizadas e organizadas em Minas Gerais são consideradas as melhores do Brasil.

Tanto o ciclismo de estrada quanto o ciclismo de montanha (mountain bike) possuem modalidades em diferentes terrenos, seja estrada de chão, pista planejada ou asfaltamento. Nessa matéria, vamos falar um pouco sobre as modalidades, conhecer os benefícios da prática e apresentar dicas de locais para pedalar de uma pessoa apaixonada pelo ciclismo.

 

Mountain Bike

Indicada para aqueles que desejam mais adrenalina e contato com a natureza o mountain bike pode ser praticado de diversas formas.

A Maratona, por exemplo, é feita em longos percursos e pode durar dias. A Dowhill e o Cross-country por outro lado, consistem basicamente em descidas, sendo que a Dowhill possui mais obstáculos. Uma variação do Downhill é o Freeride, que pode ser praticada na cidade.

Outra modalidade, o Bicycle Motocross (BMX) é realizado em circuitos com obstáculos e sua derivada, o 4X acontece em terrenos inclinados. Por último, o Enduro de Regularidade é uma modalidade em que o ciclista deve ser o mais regular para vencer.

 

O Ciclismo De Estrada

Assim como o Mountain Bike, o ciclismo de estrada possui algumas variações. As Provas de um dia são realizadas em equipe e a distância percorrida pode chegar a até 280 quilômetros. Por sua vez, as Provas por Etapas e Provas Contra o Relógio tem objetivo de ser realizadas no menor tempo possível. Na Ultra Maratona a corrida pode durar dias, pois são percorridas grandes distancias.

 

A Paixão Pelo Ciclismo

A mineira Eliana Fiqueiredo da Silva, 36 anos, pedala desde a infância, mas há três anos tem se aventurado com o mountain bike. Em entrevista, ela mencionou como começou a pedalar e deu dicas para quem quer começar:

“Comecei a pedalar primeiramente em um grupo de pedal urbano e aos poucos comecei a fazer algumas trilhas. Para quem quer iniciar na prática do esporte, sugiro procurar um grupo de pedal, pois é um ótimo ponto de partida." 

"Lá você encontrará várias pessoas dispostas a te ajudar e apoiar nesse início. Recomendo começar por pedais urbanos em grupos organizados e só depois partir para as trilhas. O único cuidado que deverá ser tomado é o alto risco de se apaixonar pelo esporte e nunca mais querer parar!” afirma Eliane.

Dentre os benefícios de pedalar ela menciona:

“Depois que comecei a pedalar fiz inúmeras amizades, algumas que tenho certeza que levarei para a vida toda. A bicicleta é um excelente fator de socialização, além de fazer muito bem para o corpo e alma. Além do mais, a bike te leva em locais que jamais acessaria por outro meio, como por exemplo, cachoeiras e paisagens exuberantes.”

Eliane, sempre gostou muito do contato com a natureza e da conexão que a bike nesse ambiente proporciona. Confira suas dicas de locais para se pedalar e de brinde curtir a natureza:

Trilhas na estrada: Condomínio Retiro das Pedras, Alphaville, UFMG, região de Rio Acima e Honório Bicalho.

Trilhas para mountain bike: Região do Serro, Carrancas, Serra do Cipó, Lapinha da Serra, Cicloviagens da Trilha Verde da Maria Fumaça, região de Diamantina e pelos caminhos da Estrada Real.

Gostou das dicas? Que tal aumentar seu circulo de amizades e expandir seus horizontes com a pedalada? 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...