logo
MENU

Escaladores mais experientes com certeza já ouviram falar no fator queda, mesmo assim nem todos sabem o que realmente significa.

O que é fator queda?

Fator queda é simplesmente a distância da queda dividida pelo comprimento da corda até o ponto que o escalador fica pendurado.

Existem 3 tipos de fator queda: FQ 0, FQ 1 e FQ 2.

É quase impossível encontrar algum fator queda maior que dois, pois uma queda não pode ser exceder 2x o comprimento da corda.

Agora que já sabemos o que é fator queda e quais os tipos, vamos explicar cada um separadamente.

Fator de queda < 1

O impacto sofrido pelo trabalhador é menor, pois o ponto de ancoragem está acima da cabeça.

Fator queda = 1

Nessa situação, o ponto de ancoragem está situado acima do abdômen, sendo assim o impacto na queda é maior. Neste caso, o impacto equivale ao tamanho do equipamento de proteção.

Fator queda > 2

Este fator queda é considerado como o mais perigoso, pois o ponto de ancoragem estará fixado abaixo do escalador.

Isso faz com que, em caso de queda, o impacto causado no corpo seja dobrado.

Como a NEREA trabalha sempre visando o bem estar dos seus clientes, recomendamos o uso de Talabarte com absorvedor de energia.

O equipamento com absorvedor de energia são mais eficientes em proteger o profssional contra o impacto da queda, com isso o talabarte entrou nas obrigações da NR35.

Outra dica é sempre adquirir o equipamento em lojas especializadas, de prefêrencia que o talabarte venha com certificados e dentro da norma regulamentadora.
dui

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual