Meias de Compressão Para Corrida

Meias de Compressao

Você conhece as meias de compressão utilizadas por vários corredores? Ao contrário do que muitos pensam utilizar essas meias que costumam ir até abaixo do joelho não é por moda.

Ainda existem muitas divergências de opinão, inclusive médicas, mas a maioria acredita que utilizar a meia de compressão pode trazer vários benefícios ao atleta.

Muito buscado por atletas amadores e iniciantes, acredita-se que o acessório auxilia no desemprenho durante as atividades físicas e também acelera a recuperação muscular após treinos e provas.

Como já disse anteriormente, existem divergências, principalmente porque os efeitos benéficos durante o treino ainda não são comprovados cientificamente, porém há diversas evidências sobre os ganhos da utilização das meias de compressão.

 

Durante a corrida

Independente de estudos científicos que comprovem a melhora da performance de um atleta ao utilizar as meias, ainda não se foi divulgado pesquisas que abordem de forma mais específica a melhora mecânica dos usuários, que é o que a maioria dos corredores afirmam ter como benefício.

Caso seja real este ponto, a melhoria mecânica do corpo acarretaria em uma maior eficiência e redimento durante corridas.

Alguns dos defensores da utilização da meia de compressão (além de vários atletas, claro) são os cirugiões vascular.

Segundo alguns deles, “A compressão elástica melhora o retorno venoso nos membros inferiores. Ao estimular a circulação sanguínea na região, as trocas metabólicas são mais eficientes. Isso diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço muscular”, disse Kasuo Miyake, cirurgião vascular e diretor presidente da Clínica Miyake. [informação retirada do site http://www.suacorrida.com.br]

Outro ponto positivo facilmente percebido com a meia é a redução da vibração provocada pelo impacto com o solo, que pode sobrecarregar os tendões.

 

Pós-treino

Ao contrário das vantagens durante a corrida faladas até agora, os benefícios do uso das meias após a atividade são comprovados.

Meias de compressão diminuem inchaços pós-treino, o que ajuda a diminuir possíveis dores. Isso porque ao comprimir há um aumento do retorno venoso, reduzindo o endema entre as fibras musculares e controlando a perda de calor.

Dito isso, fica mais fácil compreender porquê a compressão atua na otimização do período de recuperação pós-exercício.                 

 

A nossa opinião

Testei a meia de compressão durante uma corrida. Como atleta amadora/iniciante, utilizei em um treino de 5km.

Para mim, a grande vantagem de utilizá-las durante a corrida é a firmeza que a meia dá ao músculo. Não ter a sensação de panturrilha balançando foi muito bom.

Com relação ao desempenho, não senti diferença. Talvez seja por ainda estar no começo e não ter preparo suficiente para sentir melhoras mecânicas, como alguns afirmam sentir.

Já nos pós treino, o alívio é bem perceptível. Correr e ter zero de dores após o treino é motivador!

E você, já usou as meias de compressão? Qual a sua opinião?


Comentários

Predro
24/05/2017 20:05:56
Ótimo texto! Vou compartilhar !!!!

Juarez Rezende
24/05/2017 16:06:47
As meias de compressão realmente são muito usadas pelos corredores e por qualquer outro atleta. No caso eu sempre uso as minhas meias no pós treinos, porque alem de ajudar na recuperação ela ajuda a não deixar dar fadiga muscular...


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...