Mega trilha brasileira promete desafiar todo aventureiro

Mega trilha

Para aquele trekker ou hikker que está afim de uma aventura que vai fazer com que ele supere seus limites, vem aí a megatrilha de 3 mil km.

Essa trilha vai ligar o estado do Rio Grande do Sul até o estado do Rio de Janeiro e foi batizada com o nome de Caminho da Mata Atlântica.

A megatrilha começou a ser projetada no ano de 2012 e se inicia no Parque Nacional Aparados da Serra, no estado gaúcho.

 

Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra está localizado na serra gaúcha Geral e se destaca pelos seus desfiladeiros que servem como divisória entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O parque gaúcho foi criado em 1959 e, inicialmente possuía 13000 há. Porém, em 1972 os ‘’ha’’ foram reduzidos para 10000.

O principal objetivo da criação do parque é a preservação do três ecossistemas: Mata Atlântica, Florestas de Araucária e Pampa Gaúcho.

 

A trilha Caminho da Mata Atlântica passa por pedaços de outras trilhas já existente, todas envolvendo a região da mata.

Buscando segurança e estrutura para os trekkers e hikkers que vão desbravar essa trilha, os idealizadores do projetos optaram por lugares onde já existiam trilhas e estruturas. Com isso, as pessoas terão locais para pernoitar e centrais de apoio já preparadas para ajudá-los.

Essa megatrilha é inspirada no caminho americano Apalaches, que possui 3500 Km e atrai, 2 milhões de pessoas anualmente.

O Caminho da Mata Atlântica vai passar por 70 municípios brasileiros e ainda está sendo devidamente estruturado em relação a sinalização para servir como guia dos trekkers e hikkers que vão se aventurar.

O projeto recebe voluntários para auxiliar na questão financeiro, para se cadastrar, basta clicar aqui.

 

Caminho dos Apalaches

Também conhecido como AT(Appalachian Trail) o caminho dos Apalaches, que foi a grande inspiração para essa mega trilha brasileira, abrange 90% da flora americana.

O Caminho dos Apalaches serviu de inspiração para a criação do filme Por Aqui e Por Ali, de 2014, que tinha como protagonista o Robert Redford.

O nosso amigo e cliente Jeff fez essa incrível caminhada e nos contou um pouco como foi a sua experiência. Dá só uma olhada! Imagina viver algo parecido aqui no Brasil? Estamos ansiosos para a megatrilha, e você?

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...