Leave no trace: Maneiras para cuidar do meio ambiente

leave no trace

Os debates relacionados as crises ambientais já existem faz algum tempo, ONGs que trabalham em prol do meio ambinete também, e é sobre uma dessas ONGs que vamos falar hoje: a ONG Leave No Trace. 

Criada em 1994, nos Estados Unidos, a Leave No Trace, que significa ''Sem Deixar Rastros'', foi fundada com o intuito de minimizar os impactos das atividades humanas em ambientes naturais. 

Para antingir o objetivo de ajudar o meio ambiente, a Leave No Trace criou 7 princípios básicos:

 

1 - Preparação e Planejamento

Conhecer o clima e a região do destino evita que você leve coisas desnecessária, que possivelmente serão descartadas. 

Vá sempre com um bom calçado, kit de primeiros socorros e algo que te proteja dos raios UVs. 

Sempre opte por grupos menores, pois será mais fácil ''arrumar a bagunça''. 

 

2 - Acampe e caminhe por superfícies duráveis

 

Ande sempre pisando em rochas, cascalhos ou em trilhas demarcadas para montar o acampamento, opte sempre por lugares que já foram usados ou que possuam superfícies duráveis. 

Em áreas inexploradas, procure não andar em fila indiana, pois assim você evita a marcação de uma trilha, preservando a mata ali existente. 

Para levantar acampamentom, busque sempre se manter pelo menos 60 m de distância de fontes de águas, como rios, lagos e praias, e não se esqueça de procurar superfícies duráveis. 

 

3 - Descarte adequado do lixo

Traga de volta tudo que você levou, independente do que for pois embalagens, restos de alimento ou algum outro tipo de material como hastes flexíveis, gazes e afins, causam um impacto enorme ao meio ambiente, além de poder prejudicar algum animal local. 

Sempre faça suas necessidades mantendo 60 m de distância de fontes de água para evitar contaminação. Procure enterrar os dejetos. 

 

4 - Deixe no local apenas o que já estava lá

Evite introduzir animais e plantas de diferentes regiões no local e não tire nada de lá, pois a espécie está adaptada no local e tirá-la de lá pode acabar matando. 

Banhos são realizados nos rios, por isso evite usar algo que possa acabar contaminando o córrego. 

 

5 - Minimize os impactos das fogueiras

Em regiões mais frias ou até mesmo para cozinhar alguma coisa, é necessário fazer uma fogueira, porém, não há necessidade de fazer algo muito grande. 

Quando terminar de utilizar a fogueira, espalhe as cinzas sob o solo. 

 

6 - Respeite a vida selvagem

Mantenha distância dos animais selvagens, evitando o máximo de contato possível e, em hipótese alguma, ofereça comida a eles. 

Evite deixar restos de comida pelo caminho. 

 

7 - Seja cortês com os visitantes

Respeite a vida selvagem e seus colegas de trilhas. Evite poluição sonora, ofereça ajuda e evite deixar rastros de sujeira para trás. Lembre-se, você pode ser o primeiro a passar pelo local, mas com certeza não sera o útlimo. 

 

Você, quando vai acampar, fazer alguma trilha costuma praticar algum desses princípios?

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...