Faça A Diferença No Planeta

Você está em: Inicio > Faça A Diferença No Planeta

Sustentabilidade Nerea

Muito se fala sobre sustentabilidade e sobre a situação do nosso planeta. É sabido que que a Terra não suportará para sempre o modelo atual de consumo e a forma como é feito o descarte dos insumos.

Por mais que seja essencial a cobrança dos órgãos públicos e grandes empresas o problema não estará resolvido se a consciência sustentável não partir de cada um de nós.

Assim, duas situações devem ser repensadas: o momento do descarte e do consumo. Este artigo traz dicas de oportunidades práticas do dia a dia em que todos nós podemos melhorar.

Nas palavras do Diretor Internacional Greenpeace: “precisamos equilibrar produção e consumo e isso é uma tarefa difícil porque exige mudança de comportamento”. Pensando nisso, vamos focar em um tema:

 

Como você pode fazer a diferença?

Não precisa fazer o impossível, basta mudar algumas práticas no dia a dia.

  • Crie o hábito de reciclar e evite produtos descartáveis

O discurso de reciclagem já está saturado, mas na prática ainda não vemos grande avanço. Segundo pesquisa do Cempre, 18% dos municípios nacionais contam com o programa de coleta seletiva e se considerarmos que 20% da população desses municípios faz uso do serviço estaremos sendo muito otimistas.

Não se trata de mostrar dados, antes, alertar sobre uma situação que pode ser facilmente revertida. Mobilize-se. Se o seu município não faz coleta seletiva, cobre de seus governantes.

Segundo o site EcoDesenvolvimento.org, podemos reduzir a produção de lixo de três formas: por reduzir o desperdício; reutilizar o que, a princípio, parece não ter mais serventia e separar os materiais recicláveis.

Evite produtos descartáveis, como copos plásticos, substituindo por uma xícara de porcelana ou garrafa d’água. Produtos descartáveis, além de ter baixa durabilidade, costumam ter um custo ambiental muito alto em sua produção.

  • Diminua o consumo de energia e água e utilize lâmpadas fluorescentes

Diminuir o consumo de energia e água é simples. Tirar eletrodomésticos que não estão em uso da tomada, como televisão, carregadores de celular e micro-ondas, faz uma boa diferença no consumo e consequentemente na sua fatura ao final do mês. Escovar os dentes e lavar a louça com a torneira desligada também.

Evite o desperdício de água. É muito comum ao lavar roupas usarmos uma máquina. O grande problema é a quantidade de água que uma lavadora costuma gastar. Se você se planejar, poderá reaproveitar a água do amaciante ou o próprio sabão em pó para lavar outras peças, por exemplo.

Uma grande aliada na economia é a lâmpada fluorescente. Ela é mais econômica e gasta até 65% menos de energia, além do mais, costuma vir na cor branca, que deixa o ambiente mais claro.

 

O consumismo é o grande vilão

Ainda de acordo com o site EcoDesenvolvimento.org, antes de ir às compras temos de responder à três perguntas:

O que vou comprar?  É preciso fazer uma análise atenta e criteriosa da necessidade daquele produto e se dentro de algum tempo ainda será útil.

Quando vou comprar? A ideia é: faça um planejamento financeiro. Evite que a ansiedade te leve ao impulso momentâneo. Antes consumir, pense: preciso disso agora ou posso esperar para comprar depois?

De quem vou comprar? Dê preferência à empresas sócio ambientalmente responsáveis. Procure saber se a empresa da qual você compra faz a sua parte para melhorar o nosso planeta.

A Nerea se preocupa com a sustentabilidade em todas as suas ações, como por exemplo, ao utilizar sacolas de material reciclado, lâmpadas de led e reaproveitar embalagens em sua loja.

E você, o que pode mudar na sua rotina para contribuir com o nosso planeta?

Clique e compartilhe no facebook

 

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado.








Por favor aguarde...