Espeleologia Na Pr

Espeleologia

A natureza oferece diversos lugares para se apreciar e praticar esportes. Desde os desertos até os cumes dos montes, temos uma vasta opção de ambientes perfeitos que são dignos dos melhores cartões postais. A Espeleologia, ciência que estuda as cavernas, é muito importante para quem deseja praticar esportes nestes ambientes conhecer as características, qualidades e perigos, que esse rico universo contempla.

Utilizando-se das ciências da natureza, como a Geologia, Biologia e Ecologia, a Espeleologia observa os fenômenos das cavernas e tudo que isso envolve como a sua constituição geológica, meio ambiente, espécies que às habitam, características, qualidades específicas, dentre outros.

Segundo estudos espeleológicos, as grutas ou cavernas são classificadas de acordo de diversas formas, seja por seu tamanho, profundidade ou mesmo idade geológica. Para o paleontólogo, o estudo das grutas facilita o entendimento da vida primitiva do ser humano, que, num dado momento, buscou abrigo nas cavernas para sua proteção, onde passaram a se estabelecer em lugares fixos, mudando seus hábitos alimentares, sociais e até mesmo a forma de andar.

O Brasil é um campo fértil para estudo dos fósseis, que muitas vezes são encontrados em cavernas. Aqui mesmo em Minas Gerais foi encontrada Luzia, considerada o fóssil mais antigo da América.

O solo brasileiro é rico em cavernas. Segundo o CNC - Cadastro Nacional de Cavernas foram catalogadas 6511 cavernas no Brasil. A importância disso, além do avanço no campo dos estudos sobre as espécies, é sua utilização turística e cultural.

Por exemplo, a Toca da Boa Vista, em Campo Formoso, na Bahia, é considerada a maior caverna do Brasil e do hemisfério sul com 105 quilômetros de dimensão. Locais como estes são muito procurados por pesquisando e espeleogos, desejam se aventurar em cenários exóticos e ainda não explorado a procura de novo salões ou espécies.

Abaixo listamos algumas atividades que são desenvolvidas nas cavernas:

Canionismo - O canionismo combina técnicas verticais como a tirolesa e o rapel numa experiência cheia de adrenalina e aventura. Para as descidas dentro ou fora das grutas, nos paredões e cachoeiras, devem ser utilizadas cordas e equipamentos específicos de segurança. O esporte é considerado de alto risco e por se tratar de um ambiente normalmente hostil (uma gruta geralmente é um espaço que, mesmo tendo sido explorado, apresenta surpresas, além da escuridão característica na maioria delas).

Mergulho - Muitos mergulhadores buscam grutas para praticar o esporte. Nesse caso, os profissionais aconselham o mergulho autônomo, em que a pessoa que mergulha conta com o ajuda de equipamentos que possibilitam a respiração debaixo d'água. O mergulho em caverna é um dos esportes extremos mais perigosos e emocionantes. Na prática o mergulhador aplica seus conhecimentos espeleológicos bem como suas técnicas e mergulho, o que deixa claro a necessidade de conhecimentos específicos.

Caving – Caving, consiste na exploração turísticas e ambientalmente correta de cavernas. O esporte é procedente da espeleologia e consiste num passeio exploratório de cavernas em que é costumeiro descer abismos, entrar em fendas apertadas, rastejar por espaços apertados e nadar em rios subterrâneos. Mais uma vez, vemos a importância de conhecimento e experiências específicas no campo da espeleologia.

Quaisquer atividades envolvendo dentro de grutas, seja ela o mergulho ou um simples passeio devem ser acompanhadas de um guia que conheça o lugar, pois estes são ambientes favoráveis a acidentes. Além das autorizações ambientais necessárias.

É importante também destacar o uso dos equipamentos corretos, como cordas, óculos de proteção e roupas específicas, como a segunda pele. Cada local vai ter suas peculiaridades e equipamentos necessários.

Muito importante lembrar também que aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer implica em responsabilidade com o meio ambiente. Ao visitar e praticar esportes em quaisquer ambientes, use o bom senso e evite a poluição.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...