Escale com muita segurança: saiba escolher sua corda e garanta uma escalada tranquila

Escale com Segurança

 

- Qual o grande herói em qualquer aventura nas montanhas? A bota? A chapeleta? A cadeirinha ? Todos são muito importantes, mas certamente sem uma boa corda, seriam desnecessários.  Nesta postagem vamos dar algumas dicas sobre o melhor jeito de comprar sua corda, para garantir o máximo de segurança quando estiver em seu momento “ para o alto e avante”.

 

É bom salientar que há alguns tipos de corda para situações específicas. Há corda dupla, simples e gêmea. Todas elas possuem características diferentes e merecem atenção. Principalmente para quem é marinheiro, digo, escalador de primeira viagem.  Escolher o melhor material é algo bem complexo. Não tome decisões rápidas demais. Procure sempre ajuda de pessoas mais experientes.  Na Loja  Nerea temos uma equipe que não só conhece bem os produtos, mas tem larga vivências em situações de altitude. Sempre vale a consulta.

 

Mas, vejamos. O que é vital saber sobre as cordas?

 

- Ter uma corda com certificação da UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo) é um bom começo. Garante a qualidade do produto por ter passado por vários testes de força.

 

- Observem na etiqueta da corda  se há indicação de quantas  quedas o produto suporta e seu valor máximo de força de impacto. Isso tem de estar bem claro na hora de fazer sua compra para não levar gato por lebre. Para uma corda ser recomendada  pela UIAA, o equipamento deve aguentar  pelo menos cinco quedas.Já a Força de impacto diz o impacto máximo atingido também pelo padrão de 80 Kg,

 

- Saber o tamanho e o diâmetro é   importante sim. Ter uma corda de 11mm ou 9mm pode fazer diferença na sua capacidade de suportar peso e impactos.  A Beal e a Cousin estão dentro dos mais altos padrões de qualidade e resistência. Sempre há elogios às suas performances.

 

-  Fique ligado. A corda deve deslizar o mínimo possível entre a capa e a alma da corda. Já quando o assunto é elasticidade, a lógica deve ser invertida. Quanto mais elástica a corda, maior sua capacidade de absorver impacto.

 

- Ter um produto muito barato pode sair caro para você.  Não brinque com sua vida. Tenha sempre uma corda de alta qualidade. Mesmo que isso lhe custe um pouco a mais. E, outra coisa: sem curso, nada de sair subindo pelas paredes. Escalada é coisa séria e deve ser levada com o menor risco possível.  Feito tudo isso, esperamos ver suas fotos morro acima. Será um prazer publicá-las.  

Boas aventuras!

Essa foto é de nossa amiga escaladora Cecília Alves, quem tirou a foto foi o Arthur Rattes e na segurança: Mateus Fiuza. Obrigado a todos por contribuir ! 

Te desafiamos a descobrir qual a via e o local da foto! Escreve aqui em baixo nos comentários!! 

 

 


Comentários

Lucas Castro
25/01/2016 19:26:20
Via Pescoço de Peixe 7b - Sitio do Rod - Lagoa Santa


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...