Equipamentos e Vestuário para Mountain Bike e Trail Run

MTB Nerea

Tanto o preparo físico quanto o uso de equipamentos e roupas corretos são dois fatores que determinam o sucesso na prática de qualquer esporte, ou pelo menos são dois fatores que estão ao seu alcance controlar.

O mountain bike e a trail run tem algo em comum que exige dos esportistas um cuidado um pouco maior: o ambiente. Por se tratar de esportes praticados diretamente na natureza é preciso atenção redobrada.

Seja a pé ou de bicicleta, às características do solo como irregularidade, inclinação e firmeza são pontos de atenção a se preocupar principalmente no impacto do corpo com o chão. Por isso, é importante estar atento ao tipo específico de vestuário e equipamentos.

Vamos listar aqui alguns pontos de atenção no mountain bike e trail running.

 

Impacto físico na trail running e no MTB

Tanto a bicicleta quanto o tênis devem estar preparados para receber a reação do chão e fluir isso para o corpo de maneira confortável. O contrário seria tensão nos membros inferiores e possíveis lesões.

Na trail run, ao contrário da corrida urbana, os tênis devem ser mais resistentes e estáveis, dando melhor estabilidade e suportando as irregularidades e os diferentes tipos de solo. Para isso, o seu solado possui alguns “cravos” que ajudam a dar tração e estabilidade em trilhas.

O Tênis Salomon Speedcross com forro revestido resistente ao desgaste, biqueira resistente, língua reforçada,
protetor de lama, meia sola em EVA moldada, excelente respirabilidade e rápida secagem - é ideal para correr em trilhas escorregadias e estradas empoeiradas. Uma das tecnologias usadas, a Sensifit trabalha na base do pé proporcionando um ajuste preciso e seguro.

Da mesma forma que o tênis deve ser específico, a bicicleta para a MTB também. Geralmente nesse esporte os pneus da bicicleta são mais largos e cardados. O pneu mais robusto, possibilita maior absorção de impacto e de forma mais eficaz. Além disso, devido a sua forma cravada, eles têm maior aderência ao solo e melhor
tração em terrenos acidentados.

Outra tecnologia que permite impacto mais suave são os amortecedores, frontais e/ ou traseiros. Às bicicletas full suspension oferecem ainda mais conforto, dando também mais controle reduzindo de forma mais eficaz o mpacto físico. Algumas bicicletas ainda possuem quadros mais resistentes e reforçados indicados para às modalidades de mountain bike com saltos e quedas de grandes alturas.

Importante destacar novamente que esses são produtos específicos para o tipo de terreno. A bicicleta que tem um ótimo desempenho em trilhas, por exemplo, tem seu desempenho baixo em asfaltos. O mesmo vale para os calçados. 

 

Cuidados pessoais na trail run e mountain bike

Tanto para trail running quanto para mountain bike o tipo de roupa preferencial são blusas de manga comprida e calças com tecido leve e confortável. Isso porque o seu corpo estará em contato com a vegetação e climas típicos, podendo haver desde temperaturas mais baixas e ventos fortes quanto grande incidência da raios solares.

Outro ponto importante é a hidratação. Com a mochila de hidratação você pode percorrer longos percursos sem se preocupar em parar para beber água. Existem diversos modelos e diversos tamanhos e você deve escolher sua mochila de hidratação de acordo com o esporte que vai praticar.

Algumas mochilas de hidratação são fabricadas com materiais que preservam a temperatura do líquido e esses reservatórios podem ter abertura por trava ou por rosca. Na saída da mangueira, geralmente encontra-se um sistema para bloquear ou liberar a saída da água. Além disso, a mochila de hidratação geralmente é leve e possui alguns bolsos para você guardar pequenos itens.

Fique atento na hora de comprar os equipamentos e vestuário para MTB trail run e esteja ainda mais preparado para praticar seus esportes.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...