Dicas para um iniciante não desistir da escalada

Escalada

Após ser anunciado como esporte olímpico pelo COI, a escalada começou a se popularizar, ou seja, o número de pessoas entrando nesse esporte é grande. 

Mesmo se popularizando, é difícil um escalador chegar a um nível de elite, pois acabam desistindo logo no começo pelo simples fato de não conseguir subir uma via simples, muito pelo fato do imediatismo que cerca a população mundial. 

O começo é sempre muito difícil e escalar não é uma atividade fácil, precisa de um preparo, de bastante estudo e isso acaba pegando todo mundo de surpresa, fazendo com que os obstáculos pela frente maiores do que imaginam. 

Porém, há dicas para que você, escalador iniciante, não desista logo na primeira queda, porque não é isso que queremos e sabemos como a escalada é importante para a vida de qualquer pessoa. 

 

Preparo Físico

Ao contrário do que o pessoal pensa, escalada exige muito esforço físico, principalmente do pé e das mãos. 

Há a necessidade de um acompanhamento físico, pois só um educador físico vai te indicar o melhor treino para o seu porte físico(independente de ser magro ou obeso). 

Exercícios anaeróbios e aeróbios são fundamentais, tanto para conseguir resistência para ficar agarrado e para puxar o corpo para cima. 

Mas é preciso ter paciência, pois até atingir o resultado ideal é necessário muita dedicação, o resultado não vem do dia para a noite, são meses de dedicação. 

 

Trabalhe suas fraquezas(treino inteligente)

É interessante realizar outros esportes para fortalecer outros pontos físicos, porém o ideal no treinamento de escalada é conhecer suas fraquezas e eliminá-las. 

Algumas fraquezas podem ser eliminadas com poucas horas de treinos, porém algumas só serão eliminadas depois de uma série de treinamentos. 

A importância é você conhecer qual movimento você tem mais dificuldade de fazer, onde você precisa ganhar mais força, com isso, você vai otimizar sua performance. 

Nesse caso, é interessante ter um acompanhamento de algum atleta mais experiente, pois ele vai te indicar o melhor treinamento para a sua fraqueza. 

 

Estudo e Atualização

Escalada é um esporte que sofre mudanças constantemente, graças às inovações tecnológicas que cercam os equipamentos, permitindo dinamismo e proporcionando mais segurança. 

Além das evoluções tecnológicas, novas regras na construção de uma parede podem interferir diretamente no desempenho de uma atleta. 

Com isso, se manter atualizado é importante, pois novas técnicas podem fazer com que você saia na frente dos demais. 

 

Então, depois que a escalada foi aprovada pelo COI, você passou a olhar a escalada com outros olhos? Começou a praticar? Investiu mais nos seus equipamentos e/ou começou a praticar com mais frequência?


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...