Dicas para realizar a peregrinação de Santiago de Compostela

Caminho Santiago de Compostela

A peregrinação de Santiago de Compostela é a mais famosa peregrinação do mundo, sendo percorrida por centenas de pessoas anualmente.

No entanto, o trajeto não é simples e requer muito preparo, tanto físico quanto psicológico.

Por isso, vamos te ajudar dando 5 dicas para você conseguir realizar a peregrinação de Santiago de Compostela, porém antes disso, vamos conhecer mais sobre esse trajeto.

 

Peregrinação Santiago de Compostela

Existente desde o século IX, a peregrinação de Santiago de Compostela era, inicialmente, frequentada por religiosos que, para demonstrar a sua fé, realizavam a travessia.

Hoje, além da religião, que ainda continua bastante presente na peregrinação, o esporte outdoor também tomou conta, por isso é muito comum se avistar trekkers e bikers ao decorrer do caminho peregrino.

Hoje, a peregrinação de Santiago de Compostela é a mais famosa, porém, no início, quando esses trajetos eram feitos apenas por religiosos, a Via Francígena era a mais tradicional.

 

Agora vamos para as dicas! Lembrando que são dicas mais gerais, cada corpo funciona de uma maneira, cabe a você realizar um acompanhamento profissional, principalmente na questão física e nutricional. 

 

Preparo Físico

Para quem constantemente pratica atividades físicas, a dica é começar a pratica-las com o peso da mochila e já com a bota que você vai realizar a travessia.

Isso tudo fara com que seu corpo já se adapte ao peso da mochila e a bota.

Para os sedentários, a travessia é sim possível, porém vai precisar começar a praticar atividades físicas.

A ideia é que você comece a realizar algum tipo de anaeróbico, obviamente, respeitando o limite do seu corpo e, a medida que for chegando mais perto do dia da peregrinação, já comece a levar o peso da mochila.

Lembrando que um bom preparo físico se dá também por uma boa noite de sono, então não se esqueça de descansar.

 

Alimentação

Durante os treinos, a nossa recomendação é uma alimentação rica em proteína e carboidratos, pois vão ajudar a fibras musculares se desenvolverem, ganhando assim resistência.

Lógico que não deve se basear apenas nesses dois nutrientes. Sucos anti inflamatórios também são muito úteis, pois ajudam na recuperação muscular.

Já no trajeto, foque em alimentos que servem de fonte de energia, como snickers. A hidratação também é um ponto crucial para os treinamentos e para a travessia.

Reforçando que neste tópico, a nossa recomendação é buscar um nutricionista, pois só ele vai conseguir sugerir uma dieta para que você consiga um bom rendimento.

 

Quais equipamentos levar?

Bota, mochila e camisas Dry são essenciais, pois são três itens apropriados para trekkings, pois possuem tecnologia que proporcionam conforto, segurança e praticidade durante a peregrinação.

Bastão de caminhada também é essencial, principalmente se você tiver algum problema nas articulações. Lembrando que fizemos um texto falando, exclusivamente, sobre o bastão de caminhada.

Garrafa, óculos escuros boné e roupas leves, são outros equipamentos essenciais para ter uma peregrinação bem feita.

Leia também:

Bastão de caminhada UIAA

 

É possível realizar a peregrinação Santiago de Compostela de Bicicleta?

Sim, é possível! Lógico que a preparação é diferente para uma travessia normal, pois além de cuidar de você, você vai precisar cuidar da sua bicicleta.

Então, você vai precisar pensar em uma checklist para a sua bicicleta também, como, por exemplo, chaves de fenda para trocar um pneu.

Leia também:

Peregrinação Santiago de Compostela de bicicleta

 

Antes de finalizar, não se esqueçam que o que foi apresentado no texto são apenas dicas! Cada um possui equipamentos e vestimentas específicas que preferem levar, além de resposta corporal diferente.

Por isso, nossa recomendação é um especialista na área e bastante estudo para montar sua checklist.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...