Dicas para começar uma rotina de atividade física

Corrida

Uma rotina de exercícios físicos é fundamental para o funcionamento correto do seu corpo, ou seja, é sempre importante estar em movimento, porém para aqueles que estão parados e querem iniciar uma rotina de treino é importante seguir alguns passos e ir com calma. 

Lembrando que não somos educadores físicos, esse texto serve como incentivo para você começar a buscar uma rotina de atividades físicas. Então, em primeiro lugar, consulte um profissional para melhores indicações. 

 

Primeiro passo

É importante começar a pegar o ritmo de uma corrida, no entanto, para quem é sedentário o início pode ser muito difícil. 

Então, não esforce muito, comece devagar, 30 minutos de caminhada/corrida 3 vezes por semana já é ideal para você começar a pegar o ritmo. 

Vale ressaltar que 30 minutos é um tempo geral, por isso há a necessidade de conhecer o seu corpo para saber se você suporta mais ou menos do que 30 minutos. 

Opte por um lugar plano e com calma vai encarando novos desafios. Outro detalhe é alongar os músculos, você não vai querer uma lesão logo de cara, não é verdade?

 

Segundo passo

Agora que você já está mais preparado para correr e já está com uma rotina bem esquematizada, comece aumentar o ritmo. 

Comece a insistir em um ritmo mais acelerado, lembrando sempre de respeitar os seus limites. Nesse passo, tente fazer 30 segundos de explosão e depois caminhar por 3 minutos. O ideal é que você repita isso por 4 vezes. 

Depois de três ou quatro semanas, mantenha esse esquema de treino porém aumentando 10 segundos na explosão e, ao invés de 30 minutos, corra durante 40 minutos. 

Comece a criar variações que te façam se sentir bem e não force o seu corpo, respeite o seu limite para não se lesionar. 

 

Como já citado anteriormente, faça alongamentos nos grupos musculares de no máximo 8 segundos. É interessante realizar alongamentos após o exercício, mas vai de cada um. 

Com um rotina de treino similar a essa citada, basta começar a se alimentar bem e descansar sempre que possível e você já vai começar a sentir os benefícios de uma vida sadia e ativa fisicamente. 

Depois de um tempo, quem sabe você já vai estar participando de maratonas e, quem sabe, ultramaratonas. 

Superar limites é um propulsor que pode fazer com que sua vida pessoal e até profissional tome outro rumo. 

Conte para gente, você possui uma rotina de treino frequente? Conte como você começou!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...