Dicas de como evitar enfermidade após competições

Evitar doencas

Vocês que são atletas e costumam participar de competições de alta intensidade, provavelmente já ficaram doentes após a prova, não é verdade?

Isso não é ''impressão sua'' isso é um fato comprovado por especialistas. Nas 72 horas seguintes após um evento de exigência física muito grande, o seu corpo perde as defesas e fica vulnerável

 

Por que o corpo adoece?

Durante a prática de um exercício a nível moderado, o corpo reage aumentando a imunidade, no entanto, um exercício mais duro, vai fazer com que o organismo libere bastante cortisol

Esse alto índice de cortisol(hormônio do estresse) vai fazer com o sistema imunológico entre em ação para tentar freá-lo, com isso, vai deixar o corpo vulnerável para outros agentes entrarem em ação. 

Por isso, há maior chance do seu corpo sofrer com alguma enfermidade após a prática de atividade físicas mais intensas. 

 

O que faz adoecer?

Desde cumprimentar outro atleta, até comer alimentos que geralmente são dados aos atletas para os mesmos se recuperarem. 

Isso tudo gera uma exposição gigantesca a vírus e bactérias que podem ser nocivas ao organismo. 

 

''Ah, então não vou poder participar de competições intensas nunca mais?!''

Negativo! Você poderá participar de competições a hora que quiser, pois vamos ajudar você a se proteger antes e depois de um prova. 

 

Como se proteger? 

Antes de uma competição, para tentar atingir o máximo do preparo físico, alguns atletas optam por fazer uma dieta bem regrada, no entanto, a nossa recomendação é anteceder uma competição com uma dieta equilibrada

Além de se alimentar bem, é necessário deixar o corpo renovado até a prova, então descanse bastante. 

Durante a prova, a dica é ingerir líquidos, cuidados para não sobrecarregar o seu organismo. 

Nesse caso, os líquidos são bebidas com carboidratos(bebidas esportivas), pois esse tipo de líquido ajuda a controlar o cortisol, não deixando ele ''dominar'' o seu corpo. 

Além de evitar que a garganta fique seca e sofra com irritações. 

Após a prova, evite tocar em qualquer coisa, principalmente no seu rosto, e rapidamente busque uma alternativa para limpar as mãos, como um desifetante a base de álcool. 

Além disso, os especialistas recomendam beber líquidos antioxidantes, que vão te ajudar a controlar as inflamações naturais que o seu corpo vai sofrer por causa da prática. 

 

OBS: Sempre ressaltamos nas nossas postagens a necessidade de um acompanhamento profissional, independente se você for atleta de elite ou não. 

Cada corpo funciona de uma maneira, ou seja, só um especialista vai saber indicar o caminho mais eficiente para deixar a sua saúde em dia. 

O que comentamos são dicas mais gerais, para tentar de alguma forma, ajudá-los. 

 

Bons treinos!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...