De onde surgiu o dia Mundial da Bicicleta?

Albert Hofmann

Além do dia do índio, comemorado 19 de abril, hoje também é o Dia Mundial da Bicicleta. Esta data é comemorada desde a época da 2º Guerra Mundial . E sabe qual é o motivo? Errou quem imaginou que é a data da invenção da bicicleta ou que tem algo a ver com alguma melhoria significativa ou popularização da sua utilização.

O dia 19 de abril se tornou o dia mundial da bicicleta devido a uma pesquisa do suíço Albert Hofmann, que descobriu o que conhecemos hoje como LSD (sim, o alucinógino!). Mas, o que isso tem com o dia da bike? A descoberta foi realizada em plena segunda guerra  mundial e o tal químico ingeriu 250 microgramas do ácido – a nível de comparação, uma dose de 50 microgramas pode gerar alucinações por até 12 horas - . Ao perceber que não está bem resolveu pedir ajuda a secretária para ir embora. Adivinha qual o meio de transporte utilizado? Exatamente, a bicicleta. E foi em cima de uma Albert Hofman teve grande parte de suas alucinações e descobriu os efeitos da droga. Isso é o que chamamos de pedal alucinante!

Parece absurdo, mas esse foi o fato escolhido para registrar o Dia Mundial da Bicicleta! Apesar da data remeter a um evento delirante, trocadilhos à parte, vale-se aproveitar o dia para lembrar de todos os benefícios que a atividade física traz ao praticante.

Sendo o motivo satisfatório ou não, bora pedalar para comemorar!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...