Cuidado com a água que bebe!

Clorin

Água limpa é sinônimo de aventura segura. Aprenda a transformar água suja em potável

 

Imaginem o seguinte cenário: você está no acampamento com sua barraca de primeira linha, super confortável. Trouxe em sua mochila aquele kit de sobrevivência com alimentos, utensílios práticos e roupas adequadas para uma longa travessia nas montanhas, ou matas deste imenso e belo Brasil.

Ou ainda, resolveu fazer um mochilão por países da América do Sul e precisará parar para descansar em um acampamento. Tudo certo, você cheio de entusiasmo e bem calçado com suas botas de aventura.  Olha que imagem interessante para quem ama o mundo outdoor. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, surge um pequeno contratempo: ou rio, riacho, córrego, poço ou qualquer outra fonte de água está suja, contaminada ou com aparência que compromete á agua para consumo. E aí, o que fazer? Gritar? Chamar o resgate Nerea? O Batman? Não.

Vocês precisarão de um kit que transforma a água suja em potável. E, saber claramente qual a diferença entre pastilhas e líquidos que limpam a água. As pastilhas liberam de forma paulatina o ácido hipocloroso, que mesmo com presença de matéria orgânica, “separa” as partes sujas da água.

O outro modo de separar sujeira de água boa é a solução de hipoclorito de sódio, popularmente conhecida como água sanitária. Essa mesmo que usamos em limpezas domésticas. Mas tomem cuidado para não usar dosagem que prejudique a saúde. Recomenda-se uma proporção de uma tampa para cada dois litros de água. Deixe que o hipoclorito de sódio - Clorin aja por alguns minutos e logo em seguida passe a água em um coador para separar as impurezas físicas. Para que o processo fique completo, ferver a água ajuda a torna-la potável de vez.

Como notaram, o processo por pastilhas é mais simples e menos prejudicial à saúde. Porém, tenha sempre em mente que as duas soluções podem ser utilizadas em uma emergência de falta de água para consumo.  Aprendeu?  Fique sempre ligado nas dicas para sua aventura aqui. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...