Corda ou Cabo de A

tirolesa

A tirolesa pode ter diversos tamanhos, inclinações e intensidades de aventura, mas sabia que existem também opções de material para a sua construção?

Entenda em que situação são usadas corda ou cabo de aço para tirolesa. Acompanhe também quais os principais  passos do projeto para a contrução da tirolesa. 

Em primeiro lugar é importante ter me mente que no projeto para contrução de tirolesa são levados em conta diversos fatores e realizados vários cálculos, pois sua montagem exige extrema precisão. 

Assim, seja em pequenos parques temáticos ou no meio da natureza, o projeto de contrução de tirolesa deve observar os seguintes itens:

  • Levantamento e estudo do solo
  • Levantamento da topografia
  • Escolha do cabo de aço e equipamentos(polia, cinto, mosquetão e etc, levando em conta o tamanho e a força a serem empregados. 
  • Limites da tensão, cargas de ruptura, tração do cabo de aço e pontos de aconragem. 
  • Definição e montagem do sistema de freio da tirolesa. 

Os itens apresentados resumem os principais passos para um projeto completo para construção de tirolesa.

O mais importante é buscar uma empresa para montar a tirolesa, que seja profissional e qualificada para realizar o projeto. Os profissionais experientes conhecem e respeitam as normas estrturais, de operações e de materiais, garantindo o sucesso da sua diversão e segurança. 

Não se trata simplesmente de ligar uma corda de um ponto ao outro, antes, como todo esporte de aventura que exige equipamentos e construções específicas, a tirolesa é um proketo que deve ser sempre produzido por profissionais capacitados e experientes; 

Agora que você sabe como é feito e iniciado o projeto de uma tirolesa, veja também em que situações são utilizadas a corda ou cabo de aço par a tirolesa:

 

Montagem de tirolesa com cabo de aço:

A montagem de tirolesa com cabo de aço é recomendada para todas as formas de atividade enquanto esporte de aventura ou quaisquer outros usos comerciais, dada a sua durabilidade e resistência. 

O cabo de aço para construção de tirolesa e linha de vida em ambientes de trabalho, por exemplo, é obrigatório e atende as normas de segurança da Norma Reguladora Nº 35 quanto ao trabalho em altura. 

Assim, em resorts, circuitos de aventura, pontos turísticos ou em ambientes de trabalho que se necessite o transporte por tirolesa, ela deve ser contruída com cabos de aço de primeira qualidade. 

 

Montagem de tirolesa com corda:

A corda, por sua vez, é uma opção muito prática para resgates e pdoer ser também a única opção para uma operação desse tipo. Por exemplo, nos casos de resgates em locais de difícil acesso a corda é a principal opção devido a seu peso e versatilidade. 

A corda para tirolesa é usada muitas vezes em casos de evacuação de vítimas acidentadas em lugares altos, como montanhas ou torres, ou quando existe a presença de obstáculos quando o acesso terrestre está obstruído para uma evacuação vertical, dificultando ou impossibilitando este acesso. 

Nesses casos, não existe projeto para construção de tirolesa específico, ao contrário. Os resgatistas profissionais - com experiência nesses casos - precisam criar uma tirolesa para a retirada mais segura possível das vítimas do local. 

Em todo caso, esses profissionais não deixam de lado princípios básico que guiam todo seu trabalho, coomo o tensionamento correto das cordas, o emprego de corda dupla ou não e a utilização de cordas de tração e liberação da vítima. 

O projeto para construção de tirolesa deve sempre ser feito por profissionais. Ao fazer o seu projeto para construção de tirolesa, converse com quem entende do assunto uma empresa que monte tirolesa. Nossos espeecialistas estão à disposição. 


Comentários

JOSE ALENCAR
08/01/2019 11:52:24
TENHO UM LAGO E PRECISO CONSTRUIR UMA TIROLESA, A ARA E DE APROXIMADAMENTE 80 METROS PARA CONSTRUIR


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...