Conheça mais sobre Guarda Vida

guarda vidas

No último sábado, dia 2, a NEREA participou de um evento no colégio Arnaldo com uma dupla de resgatistas desempenhando a função de guarda vidas. 

O evento foi destinado para os funcionários do colégio e a equipe NEREA trabalhou como guarda vidas. 

 

O que é Guarda Vidas?

Também conhecido como salva vidas, é um profissional que está sempre atento aos indivíduos que estão dentro da água para evitar afogamentos e para auxiliar em alguma situação de risco. 

É bem comum em piscinas onde o fluxo de pessoas é grande, como por exemplo, em parques aquáticos. 

 

Importância do guarda vidas

O guarda vida não serve apenas para resgate, apesar de ser uma das principais funções. Esses profissionais atuam na conscientização dos banhistas e no mapeamento dos mares, rios e similares. 

A conscientização é muito importante para avisar os banhistas sobre os perigos presentes como o de correntezas no caso do mar, e também evitar imprudências como entrar na água, seja piscina, cachoeira ou mar alcoolizados ou sob o efeito de algum tipo de droga. 

Além disso, serve para falar sobre a importância do uso de boias em crianças e explicar como agir em casos mais críticos. 

 

O mapeamento da região está ligado em definir quais áreas possuem algum tipo de perigo para o banhista. Nas praias é comum vermos as sinalizações para indicar o grau de perigo do local. São divididas em três cores: verdes, amarelas e vermelhas. 

Área verde - Faixa adequada para o banho

Área amarela - Faixa com risco de afogamento

Área vermelha - Faixa com grande risco de afogamento

 

Isso tudo para proporcionr ao banhista um banho seguro, sem muitas preocupações. Você já teve que requisitar a ajuda desses profissionais ou já repsenciou a ação de alguma equipe de guarda vida?

 

Como se tornar um Guarda Vidas?

É uma atividade profissional que exige muitos riscos, pois vão precisar socorrer pessoas em situações de perigo. 

Para se tornar um guarda vidas é necessário nadar muito bem, conhecer técnicas de respiração, massagem cardíaca, oceanografia, cuidados com o banhista e conhecimento sobre primeiros socorros. 

Além disso, a rotina de um guarda vidas é voltada para que o profissional esteja sempre bem fisicamente para conseguir resgatar pessoas nas mais diversas situações. 

Exercícios aeróbicos e alongamentos, são essenciais para que um guarda vida esteja apto para desempenhar a função, pois são essas atividades que vão aumentar a resistência e respiração do profissional. 

Exercícios anaeróbicos também são importantes, pois os guardas vidas vão precisar de força para superar uma corrente e ainda tirar da água uma pessoa. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...