Conhe

paracord

No texto de hoje, vamos falar tudo sobre um item muito importante para qualquer sobrevivencialista ou aventureiro, o paracord. 

 

O que é paracord?

É uma corda com uma resistência muito elevada, geralmente fabricada de poliamida ou poliéster. 

Ganhou esse nome, pois, inicialmente, foi desenvolvido para sser usado em paraquedas. Após um período, o paracord começou a receber outras funções básicas, principalmente entre os militares do exército. 

A versatilidade e eficiência do item fez com que o paracord fosse usado para amarrar cargas, pendurar itens na mochila e montar acampamentos. 

 

Origem do paracord

Há diversas origens quando se fala do paracord, porém a mais aceita é na divisão Airbone, do exército americano, no período da 2ª guerra mundial. 

 

Tipos de paracord

O paracord possui quatro tipos, que são diferenciados pela carga de ruptura e diâmetro. 

Tipo 1 - Conhecido como paracord 100, é o menos resistente dos quatro tipos, com um diâmetro de 1,6mm e uma carga de ruptura de 45kg. 

Tipo 2 - O tipo mais raro, conhecido como paracord 425, possui um diâmetro de 3mm e uma carga de ruptura de 181kg. Ele é raro, pois o seu sucessor(tipo 3) e o seu antecessor(tipo 1), possuem um custo benefício melhor. 

Tipo 3 - Tipo 3 ou paracord 550, é o tipo mais comum dentro os quatro. Possui 4 mm e uma carga de ruptura de 249kg. Por possuir o maior custo benefício, é o tipo mais adquirido pelos usuários. 

Tipo 4 -  A variação mais resistente do item, o paracord 750, possui uma carga de ruptura de 340kg e um diâmetro de 4,5mm. É mais comum em trabalhos envolvendo cargas mais epsadas.

 

Onde usar o paracord?

O paracord possui um repertório muito grande de situações onde ele pode ser utilizado, confira:

  • Carregar objetos
  • Improvisar um fio de pesca
  • Amarrar carga para transporte 
  • Fazer armadilha
  • Pendurar alimentos para ficar longe de animais

 

ATENÇÃO

Por ser um tipo de corda muito resistente, algumas pessoas podem utilizar o paracord para praticar alguma atividade em altura, mas isso NÃO é recomendado. 

Quando estamos suspenso, há toda uma física aplicada nos equipamentos e no seu corpo e em uma eventual queda, a força exercida no paracord se torna muito superior a carga de ruptura do mesmo. 

Então, NUNCA utilize o paracord para rapel, escalada, tirolesa ou qualquer atividade que envolve ficar suspenso. 

 

Qualidade e validade do paracord

Como muitos itens disponíveis no mercado, o paracord também é comercializado de maneira errada, ou seja, unidades que não possuem a resistência e a qualidade de um paracord original. 

O principal detalhe para se observar em um paracord é o interior do item. As cópias não possuem tranças no interior. Geralmente elas são ''recheadas'' com uma espécie de espuma. 

Então fique atento as tranças do item, antes de adquiri-lo. 

Além do interior do item, vale a pena avaliar o material externo. Cheque a textura, queime a ponta e observe o comportamento do item. 

Queime alguns centímetros do paracord, o nylon, quando entra em contato com o fogo, simplesmente desaparece. Já o poliéster, quando entra em combustão, ele encolhe. 

Para saber se o seu paracord já está vencido, busque sinais de fricção ou abrasão, principalmente se for exigir muito do item. 

A degradação do parcord costuma ser lenta e acontece quando o item é exposto ao sol e/ou a umidade. Guarda-lo em lugar seco e sem luz, é a melhor maneira de conservar o produto, adiando a validade o máximo possível. 

 

Onde comprar paracord?

Por ser um item considerado EDC(Every Day Carry), o paracord é muito procurado e o local para se comprar este item é sempre um incógnita. 

Itens EDC são aqueles que vão te ajudar a resolver situações mais simples até as situações de emergências que podem ocorrer no seu dia a dia, por isso precisam ser itens confiáveis. 

Para comprar um paracord, opte por lojas especializadas no ramo de esportes outdoor e bushcraft, pois lá você encontrará itens de qualidade e vendedores aptos a responder todos os seus questionamentos. 

Para comprar paracord em BH, a dica da vez é a Loja NEREA

E se você não é de Belo Horizonte, não tem problemas, a NEREA possui um E-Commerce que entrega para todo o Brasil. Ficou curioso? Entre na sessão de Paracord


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...