Como transportar a bicicleta no carro?

Transporte com seguranca a bicicleta no seu carro

Para desligar um pouco do cotidiano caótico da cidade, muitos aventureiros optam por fazer trilhas durante o final de semana. Em algumas ocasiões, os praticantes escolhem fazer o percurso de bicicleta e precisam transportá-la no carro. 

Alguns aventureiros transportam a bicicleta de maneira errada e acabam multados. Então fica a dúvida: Qual a maneira correta de transportar a bicicleta no carro? 

Para transportar a bicicleta corretamente, é preciso ficar atentos nas luzes traseiras e na placa. Com exceção da luz central de freio, os demais itens não podem ficar tampados quando está transportando uma bike. 

Caso a placa fique tampada, é necessário ir ao DETRAN  e providenciar uma outra. 

Outro ponto que se deve ficar atento ao se transportar a bicicleta, é na estabilidade do veículo. Esse tópico envolve a escolha do rack ideal. 

O suporte para o transporte da bike varia de acordo com o caminho e a quantidade de bicicletas que o aventureiro levará consigo. 

 

Suporte Traseiro

 

Este suporte é o mais prático. Além do baixo custo, o aventureiro não precisa desmontar a bicicleta. Porém requer mais cuidado na hora da instalação. 

Fique atento à altura, a bike não pode tocar no chão, pois isso muda a tração do veículo, o que não é permitido. 

Ao tocar no chão, a bicicleta, em pistas irregulares, pode tirar a estabilidade do veículo, podendo causar acidentes. 

Com este suporte, o dono do veículo precisa providenciar outra placa, pois este rack tampa a placa traseira. A segunda placa pode ser adicionada no lado direito da traseira, no parachoque ou na carroceria do veículo. 

 

Suporte de teto

 

Muitos ciclistas preferem esse tipo de suporte para transportar a bicicleta no carro. O suporte é mais caro, mas por deixar a bicicleta longe da lataria, os danos são praticamente nulos em caso de colisão. 

Outro ponto positivo deste rack é que o motorista não irá precisar providenciar outra placa. Já que a bicicleta ficará no topo do veículo, ela não irá tampar as luzes nem a identificação do carro. 

Esse suporte é ideal para viajar em família. O rack traseiro bloqueia as portas traseiras devido a instalação, ou seja, se tiver passageiros no banco de trás, os mesmos ficarão presos. Com o suporte de teto, isso não irá acontecer. 

Por ser instalado no teto do veículo, este rack é de difícil manuseio para pessoas com baixa estatura. Essa dificuldade pode ocasionar danos à lataria do veículo. 

Ao transportar a bicicleta com esse suporte, o aventureiro precisa ficar atento aos avisos de altura que encontrará pelo caminho. Além dos avisos, o motorista deverá ficar atento à elementos de fora da pista como por exemplo uma árvore. 

 

Transportar a bicicleta dentro do veículo

Além das oções apresentadas acima, há também a alternativa de um transporte interno. 

Essa opção talvez seja a mais tranquila em relação à legislação, pois não há impedimento quanto ao transporte de bicicleta no interior do veículo. 

Todavia, há algumas desvantagens como limitar os espaços dentro do carro e o processo de montagem e desmontagem. 

As vezes, quando a logística é mais apertada, esse processo de montagem não seja tão vantajoso. 

Não se esqueça de prender bem as partes da bicicleta, pois em uma descida ou em uma subida pode ser que haja algum deslocamento de peça e isso acarrete em acidente, além de poder causar danos ao veículo. 

Para finalizar, lembre-se de ficar atento às dimensões do carro. Quando está transportando uma bicicleta, ela não pode exceder os limites do veículo. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...