Como Escolher a Barraca Ideal Para Seu Camping

Barraca

Escolher a barraca ideal para acampar pode não ser muito fácil. Mas, é preciso atenção pois a escolha da barraca de camping errada pode atrapalhar todo seu esporte.

Defina quantos dias ficará acampado e a faixa de preço que pretende gastar. A partir disso e de acordo com quem e onde você montará acampamento, escolha o modelo levando em consideração o peso, tamanho, costuras, impermeabilidade e sobreteto.

A barraca ideal para acampar é confortável para você e seus acompanhantes, suporta o clima e é fácil de carregar. Assim, antes de comprar sua barraca busque opiniões sobre o modelo na internet ou de alguém que você conhece que costuma acampar e fique atento às informações contidas na embalagem!

Em primeiro lugar, tenha em mente quanto tempo fará o acampamento e quanto está disposto a pagar pela barraca de camping. Se você for acampar por muitos dias, escolha um equipamento melhor, pois mesmo com a previsão do clima, você estará sujeito a intempéries. Pensando nisso, você define o preço que irá gastar.

De acordo com essas premissas, daremos algumas dicas de como escolher a barraca de camping ideal.

 

Tamanho e Peso

Existem vários tamanhos de barracas para acampamento, desde as individuais até aquelas que cabem a família toda.

O tamanho da barraca vai depender de quantas pessoas irão comportar o mesmo espaço ao mesmo tempo e da quantidade de bagagem coloca dentro dela.

Para maior conforto, o indicado é que se compre uma barraca para acampamento com capacidade acima do que você vai usar, contando sempre com uma pessoa a mais. Dessa forma, você ganha um espaço confortável, mas não excessivo.

Barracas de modelos e tamanhos distintos têm pesos distintos. Então se você vai fazer um trekking e carregar a barraca na mochila leve isso em conta.

Considere comprar barracas de no máximo 3 kg, mas que sejam resistentes e até mesmo autossustentáveis - um peso maior que esse pode dificultar sua caminhada. Ao mesmo tempo, tome cuidado com as barracas muito leves, muitas delas não apresentam proteção apropriada.

Além do mais, para quem está caminhando, é interessante usar as barracas autoportantes. Essas barracas possuem uma estrutura similar que as permitem ficar de pé mesmo sem os espeques, comumente conhecidas como modelos iglus.

 

Costuras, Impermeabilidade e Sobreteto

O acabamento das barracas muitas vezes passa despercebido pelos compradores, mas a longo prazo e a depender do clima que você vai enfrentar no acampamento isso faz toda a diferença.

As barracas impermeabilizadas e com costuras seladas não permitem que água da chuva entre. Acordar no meio da noite com os pés molhados ou com uma goteira na cabeça não é muito agradável. Nesse sentido, também é interessante escolher uma barraca com coluna de água acima de 1.000 mm.

Agora, para quem deseja proteção redobrada é importante observar se a barraca para acampar possui sobreteto. O sobreteto é uma estrutura que tem a função de reforçar o teto. Algumas barracas possuem sobreteto completo que cobre toda a barraca de camping, outras possuem sobreteto parcial.

O modelo completo previne ainda mais o risco de água entrar na barraca, no entanto o parcial não cobre a frente da barraca. Ao se deparar com chuvas e ventos fortes isso pode ser crítico.

É importante destacar também que sem o sobreteto a impermeabilização fica prejudicada. Tome cuidado para não confundir o sobreteto com o chapéu na parte de cima que algumas barracas apresentam.

Existem diversos modelos de barracas com diversas faixas de preço. É importante ter bem em mente para onde você vai, com quem e qual clima você irá enfrentar. Com essas informações, fica fácil escolher a sua barraca ideal.

Antes de comprar sua barraca busque opiniões sobre o modelo na internet ou de alguém que você conhece que costuma acampar e fique atento às informações contidas na embalagem!


Comentários

Antonio
15/01/2019 11:29:29
Aos amigos da TEI parabéns pelo curso, infelizmente não poderia participar deste

Ana
11/01/2019 10:12:41
Amo acampar!!! Bons ventos para todos


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...