Como adaptar o treino para o inverno?

Corrida trail run inverno frio

Com a mudança da estação e o frio que chegou, algumas vezes me perguntam o que muda nos meus treinos em função disso? Na verdade, só a roupa! Rsrsrs

Sempre treino muito cedo (pois saio para treinar por volta de 04:30 da manhã), mas nenhuma mudança é feita em função de estar mais frio e o dia demorar mais para clarear. Apenas as roupas que utilizo são outras.

Assim, temo meus aliados contra o frio: segunda pele, corta vento, headband e bandana.

Às 4hs da manhã,  por incrível que pareça, não está tão frio quanto às 6:30, 7hs. Assim, normalmente saio para treinar bem agasalhada com meus aliados porque sinto muito frio no tronco, rosto e orelhas!

Sempre uso um boné para proteger a cabeça, um headband que protege as orelhas, uma bandana para o rosto, a segunda pele para agasalhar o tronco e o corta-vento para impedir que o vento frio chegue até meu corpo efetivamente.

Claro que não fico 100% protegida, até porque isso não seria possível apenas com essas roupas, mas para o treino que farei, são suficientes, até porque o corpo também precisará respirar!

Uma detalhe importante é manter o corpo aquecido depois de finalizar o treino. Isso evita gripes, resfriados e afins.  Assim, levo dentro do carro uma camiseta e um Fleece para trocar quando termino o treino e chegar em casa sem a roupa molhada de suor.

Outra pergunta que me fazem é sobre a minha alimentação no inverno. Existe alguma mudança? Porque no inverno a gente sente mais fome!

Pois é, isso também não faz diferença! Como bem em todas as estações! Rsrsrsrs

Com meu plano alimentar ajustado, as mudanças que ocorrem não são em função do clima!

Conversando com minha nutricionista, Cintia Reis, ela me passou algumas informações e dicas. Vejam:

“Nesta época do ano o gasto energético é maior, pois nosso organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal normal. Mas não é necessário aumentar o consumo calórico na alimentação. No inverno ou em qualquer período do ano, o nosso plano alimentar deve ser equilibrado, ou seja, consumir com moderação e sempre de forma saudável! Veja essas dicas:

· Substituir o chocolate quente por leite desnatado, leite coco ou amêndoas e acrescentar cacau em pó sem açúcar.

· As sopas ou caldos podem ser preparadas com vegetais ou grãos (lentilha, ervilha, feijão, grão de bico) e acrescentar carnes magras como o peito de frango ou carne magra, patinho por exemplo.

· Chá, uma ótima opção para aquecer, sem calorias e evite adoçar com açúcar! “

Então vamos lá, seguir com os treinos e alimentação, ambos e hamonia neste inverno que começou!

Autor: Lu Aragão


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...