Cobertura Iron Runner 2018

iron runner 2018

No último final de semana, dia 07 de julho, aconteceu no Inhotim o Iron Runner 2018. O evento reuniu mais de 800 competidores das mais diversas idades. 

É o terceiro ano que o Iron Runner é organizado pela Iron Biker, que tem mais de 20 anos de know how nesse mercado. O evento teve três percursos o de 7k, 14k e 21k. 

O pós evento contou com diversos sorteios e muita música. 

Pedro Esteves, de 28 anos, 1° lugar na categoria 14k, falou um pouco da importância do evento acontecer no Inhotim, um dos pontos turísticos mais famosos de Minas Gerais. 

O Inhotim por si só já tem uma importância gigante, mas é muito legal a gente ter o vínculo do esporte com a arte. Trazer o esporte para dentro da arte é muito positivo, porque são duas frentes que só têm a ganhar. Então, somar os dois, o casamento é perfeito. 

Pedro foi estreante na competição, e contou um pouco sobre a prova e sobre seu desempenho. 

Como foi um percurso novo até para quem já tinha corrido, acho que ninguém esperava que ia ter tanta subida principalmente no início, então fomos obrigados a dosar. E foi uma prova montanha russa, o tempo todo subidas e descidas, médio técnicas. Então precisamos dosar, não dá para dar 100% o tempo todo. 

O competidor também falou da sensação que foi ter conquistado o primeiro lugar. 

É a segunda prova que eu fico em primeiro lugar geral, e é indescritível, sensação de missão cumprida, até porque o segundo lugar está de parabéns, liderou quase a prova inteira e no finalzinho eu senti que eu estava inteiro e senti que eu poderia passá-lo e assim foi. Cheguei só 30, 40 segundos na frente dele. 

 

Além de uma rotina de treinos mais regrada, os competidores também precisam estar bem equipados calçado ideal, segunda pele e blusa co proteção UV são exemplos de itens que não podem faltar no inventário de um competidor que pretende ter um bom desempenho nesse tipo de prova. 

Miram Pena, de 36 anos, praticante de Trekking, correu com um calçado inapropriado para esse tipo de competição e contou o que ela sentiu durante a prova.

Em alguns pontos eu escorreguei, eu senti que eu não tive aderência adequada, então se eu tivesse com um calçado adequado, provavelmente teria tido um desempenho um pouco melhor.

 

A praticante de trekking falou qual a principal diferennça entre as provas de Trekking e as corridas de montanha(Iron Runner). 

Na verdade, a corrida de montanha é mais exigente, principalmente na parte de descida, achei que tem que ter uma tensão e um calçado especial, já o trekking, apesar de ser bastante exigente, fazemos mais desfrutando da paisagem e outros aspectos do passeio. 

Concentração também é fundamental durante uma competição, mas para alcançar o foco desejado cada competidor busca o meio que o deixa mais confortável durante a prova, Moísa Carolina, de 27 anos, correu com fone de ouvido, e falou como uma boa música ajuda na hora da prova. 

Ajuda a relaxar, principalmente quando a corrida fica um pouco monótona e me ajuda na distração em relação a dificuldade da prova. 

 

NEREA Resgate

Mais uma vez, a equipe de resgate NEREA estava presente no Iron Runner, e ter uma equipe de confiança dos organizadores agradou os competidores. 

 

É essencial(ter uma equipe de resgate confiável), ainda mais eu que passo em uma velocidade maior, nem reparamos os perigos que estão logo ao nosso lado, passamos do lado de muitos desfiladeirose olhamos só para o lugar que vamos pisar, então o acidente é iminente, a qualquer momento ele pode acontecer - Pedro Esteves

 

É uma corrida bastante exigente, com risco de lesão, então para o corredor é extremamente importante e relevante, que tenhamos essa segurança para poder praticar desfrutando mesmo da prova. Porque de fato é uma prova que tem riscos - Miriam Pena

 

Às vezes a presença da equipe de resgate faz com que os competidores tenham mais cuidado com a prova, para outros a presença da equipe faz com que a prova fique mais dinâmica, pois o competidor começa a se doar ao máximo, Giovanni Rodrigues, de 35 anos, contou o que ele acha da presença de uma equipe para essa finalidade. 

Eu me sinto mais seguro, acho que dá até para você exagerar um pouco, mas assim, para mim que não sou atleta profissional, sou amador, não tenho a intenção de conquistar nada, só chegar, chegar para mim já é uma conquista a minha preocupação é sempre com a minha segurança, então eu tento não exagerar, mas ainda assim pode acontecer, então você fica bem mais tranquilo sabendo que pode ter alguém que pode te ajudar. 

 

Iron Runner 2019

Para quem gostou do Iron Runner 2018 e já quer se inscrever para a próxima edição, as inscrições já estão abertas com um super desconto para os atletas que participaram em 2018(Inscrições Iron Runner 2019). 

O evento do próximo ano vai acontecer também em um sábado, no dia 06/07/2019.

 

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...