Caminho de Santiago de Compostela: Dicas para se preparar fisicamente

caminho de santiago de compostela

Caminho de Santiago de Compostela é a pregrinação mais famosa do mundo, muitos vão pela mística que envolve o lugar, porém há aqueles que vão para se divertir, realizar um trekking ou outra atividade outdoor. 

Independente do motivo, o Caminho de Santiago de Compostela é longo e exige o mínimo de preparo físico para ser feito

Então, para servir de base para a realização desse caminho, vamos listar dicas para um praticante de esporte e para um sedentário conseguirem completar o trajeto:

 

Praticante de esporte

Aqui não tem muito para onde fugir, a ideia é manter a rotina de treinos para deixar o corpo fisicamente bem. 

O conselho é começar a treinar com mochila e com a bota impermeável e respirável que você vai realizar a peregrinação. A idéia é levar a mochila já com o peso que você pretende carregar no Caminho de Santiago de Compostela. 

Tudo isso para o seu corpo já ir se adaptando às condições do trajeto

Os trekkers mais experientes recomendam uma caminhada de 1h 30 min e uma pausa de 30 minutos, por isso, a outra dica é realizar trajetos, de preferência em lugares não asfaltados, por uma 1h 30 min. 

 

Sedentários

Agora vamos dar dicas para aqueles que se consideram sedentários! O primeiro conselho é, não tenha medo de encarar uma jornada tão longa logo de cara, mas saiba das suas limitações. 

A principal dica é começar a treinar e ir aumentando a intensidade a medida que a viagem for se aproximando(lembre-se de descansar bastante também). 

Mudanças em hábitos diários como, por exemplo, ir a pé para o trabalho(se possível) e ao invés de usar elevador, usar as escadas para chegar em algum lugar, são duas mudanças que fazem uma baita diferença. 

 

Para dicas gerais, a idéia é variar a rotina, já que no Caminho de Santiago de Compostela, há variações de percurso, então é interessante se adaptar a trajetos diferentes. 

Para finalizar, lembre-se de buscar sempre um acompanhamento profissional, ainda mais se você não tem ideia do que seu corpo pode suportar. 

Tenha sempre um educador físico do lado! Pois além de otimizar o treino, vai evitar lesões bobas por realizar uma atividade com postura incorreta. 

 

Leia também:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...