Caminho de Santiago de Compostela de bicicleta

Santiago de Compostela

Caminho de Santiago de Compostela é um dos destinos mais desejados por praticantes de esportes outdoor ao redor do mundo. 

O misticismo e a tradição dessa peregrinação são atrativos para trekkers que optam por fazer o Caminho de Santiago. 

 

Caminho de Santiago de Compostela

É um caminho peregrino que existe desde o século IX, atualmente é o mais tradicional e conhecido caminho peregrino. No início, o Caminho de Santiago era superado pela Via Francígena, outro tradicional percurso. 

Inicialmente, os motivos que levavam as pessoas a realizarem esse percurso eram exclusivamente religiosos, porém, com o tempo isso mudou. Atualmente existem pessoas que vão até o local por motivos religiosos, mas a popularização se deu graças aos praticantes de trekking que usam o caminho de Santiago de Compostela, como um grande desafio, para testarem as suas habilidades e superarem os seus limites.

 

O comum é que você faça o percurso a pé, mas você sabia que é possível fazer o trajeto de bicicleta? Lógico que ''o que levar'', ritmo e treinamento para fazer o caminho de bicicleta são bem diferentes. 

Pensando em ajudar aqueles ciclistas que sonham em fazer o caminho de Santiago de Compostela de bicicleta, vamos listar algumas dicas. 

 

Bicicleta

Lógico que para você realizar uma aventura desse porte, a sua bicicleta precisa estar de acordo. 

O mais recomendado é a Mountain Bike, pois já é uma bicicleta própria para os terrenos que os ciclistas vão encontrar na peregrinção. 

Uma bicicleta própria para esse tipo de terreno, irá te proporcionar mais conforto nessa longa jornada. 

 

Equipamentos

Ter uma boa bicicleta é essencial, mas só ela não vai fazer milagre. É ideal que o ciclista possua um capacete confortável, de preferência um que possua bastante ventilação. 

Além do capacete, luvas e vestimentas ideais para a situação. Luvas são recomendadas para evitar calos. Já roupa, opte por uma que possua proteção UV e seja bem fresquinha, isso fará com que você evite aquela sensação de roupa grudando na pele. 

É importante também estudar o clima do local na época que você vai viajar, pois pode variar um equipamento ou outro. Lembrando que para o frio, segunda pele e agasalhos são fundamentais para não prejudicar o seu desempenho.

 

Calçados

Esse tópico é uma incógnita, pois o tipo de calçado recomendado é a sapatilha, mas se você já tiver acostumado a pedalar usando tênis, não mude, continue com tênis. 

Se você preferir mudar, treine bastante antes com o novo calçado. Uma mudança no calçado para o caminho de Santiago de Compostela pode te ocasionar dores de cabeça e bolhas nos pés. 

 

Kit de primeiro socorro

Nesse tópico vamos falar sobre salvar a sua vida e a vida da sua bicicleta. Imagina um pneu furar e você não ter como trocar o item, seria desastroso, não é verdade? Então sempre deixe a disposição câmera de ar, mini bomba e ferramentas. 

Para o ciclista, a recomendação é levar medicamentos que combatam a dor, cicatrizantes, band aid e creme para evitar assaduras. 

 

Hidratação e alimentação

Tópicos importantíssimos para praticante de atividades físicas. Beba muita água durante a prática para que não ocorra a desidratação, como você estará pedalando, invista em uma mochila de hidratação. 

Carregue consigo barras de proteína, chocolate, bananas, gel energético e outras opções que vão te dar energia para trechos mais difíceis ou para tentar adiar o cansaço/fadiga. 

 

Essas são dicas mais básicas para quem pretende fazer o trajeto de bicicleta, e que na hora da prática vão fazer total diferença no seu desempenho. 

Lógico que tem outras dicas como descansar bem, preservar os seus itens durante os momentos de descanso e o credenciamento peregrino, mas essas são dicas mais universais. Tentamos, nesse texto, focar em dicas mais voltadas para os ciclistas. 

 

Já fizemos um texto de dicas para aqueles que acham que a preparação só ocorre na hora da logística e quando estão no Caminho de Santiago de Compostela. 

Segue as dicas para se preservar antes de fazer a peregrinação.

 

Curtiu? Você, ciclista, já pode começar a se preparar para peregrinar de bike! Depois conta para gente como foi! 

Você já fez esse percurso de bicicleta? Se sim, conte a sua experiência para gente. Com certeza vai ajudar muitas pessoas e nos ajudar também a bolar mais pautas referentes a bicicleta e/ou caminho de Santiago de Compostela. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...