Alimentação ideal para atletas e esportistas

Alimentos atleta

Para se tornar um atleta profissional é preciso dedicar tempo à prática e à dieta. Quer saber quais os principais alimentos para os esportistas profissionais?

O primeiro passo é ter bem em mente o conceito de alimentação balanceada. Mas, o que isso significa?

Ter uma alimentação balanceada significa contemplar todos os nutrientes necessários nas refeições ao longo do dia. O consumo de barras de proteína e gel de carboidrato são comuns e benéficos durante treinos e provas de alta performance, mas, ninguém vive só de carboidrato ou proteína.

Por isso, os alimentos pré e pós treinos para esportistas incluem frutas, proteínas, gorduras boas e fibras. Esses elementos ajudam tanto na recuperação física quanto a manter o atleta em forma.

Mas, quais são os principais astros na dieta dos atletas? Confira 8 alimentos saudáveis para atletas profissionais:

 

1 - Aveia

A aveia é um cereal composto de carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso faz com que a aveia vire glicose lentamente no sangue, evitando acúmulo de gordura.

Ela também é rica em energia, fibras, vitaminas e minerais e é muito prática, podendo ser usada em panquecas, milk shakes, bolos, etc. Especialistas indicam seu consumo antes de dormir ou no pré-treino.

 

2 - Leite

O leite é uma bebida tradicional em nosso país e está na mesa da maioria das famílias e também dentre os alimentos para esportistas. O leite natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas A e D, fósforo, dentre outros.

O leite pode ser acrescentado em vários tipos de pratos e a recomendação é que se consuma pela menos um copo de leite pela manhã e um a noite. No entanto, tome cuidado.

A gordura do leite é saturada. Isso significa que você deve controlar o consumo e preferir a versão desnatada.

 

3 - Ovos

O ovo é uma grande fonte de proteína natural. A clara do ovo é riquíssima em albumina que é uma das melhores proteínas. A gema também é muito nutritiva, contudo é preciso tomar cuidado.

A gema do ovo possui grande quantidade de colesterol. Os atletas consomem ovos com gema, mas muitas vezes as retiram, deixando apenas a clara. É  importante ter esse equilíbrio nas refeições.

 

4 - Banana

A banana é prática, saborosa e não tem muitas calorias. O alimento é rico em carboidrato, vitaminas e potássio e é um excelente lanche pré-treino.

Assim como o leite e a aveia, a banana é uma ótima pedida para se misturar com outros alimentos.

 

5 - Batata doce

A batata doce é um clássico alimento consumido por atletas, pois é rico em fibras e mantém o atleta satisfeito por bastante tempo.

Outro ganho da batata doce é que ela é rica em carboidratos mas não prejudica o físico pois tem poucas gorduras. Este é um alimento coringa na dieta dos atletas.

 

6 - Peixes

O peixe, preferencialmente de carne branca, é rico proteínas, possui gordura boa e é leve e de fácil digestão.

O indicado é que se consuma carne de peixes todos os dias.

 

7 - Peito de frango

Seguindo a mesma ideia do peixe, o frango é uma proteína magra, possui 0% gordura e carboidrato e baixo sódio e é de fácil digestão.

Apenas alertamos que o ideal é a sua preparação grelhada, pois pratos como frituras ou com acréscimos de gorduras como queijos, podem tornar a refeição muito pesada.

 

8 - Azeite de oliva

O azeite de oliva é utilizado no preparo de alimentos e é fonte de gorduras monoinsaturadas, que são consideradas boas. Além de não ser prejudicial a gordura do azeite de oliva trás muitos benefícios.

Ele também possui vitamina E, um antioxidante poderoso para os atletas, pois previne o envelhecimento das células.

 

EXTRA

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar. Seja durante, antes ou depois de qualquer atividade física, não se esqueça da hidratação! No dia-a-dia é recomendado beber pelo menos 2 litros de água. Atletas devem consumir ainda mais que isso, visto que perdem muito líquido na transpiração.

 

Você pode se inspirar nessa lista e consumir os alimentos saudáveis para esportistas no dia a dia. Que tal começar a substituir alguns alimentos?

 

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...