Absorvedor de energia: O que é e a sua importância

absorvedor de energia

O absorvedor de energia é um item importantíssimo para a segurança do trabalhador, porém nem sempre ele foi obrigatório.

Antes de 2016, o absorvedor de energia aparecia em apenas alguns talabartes e em alguns trava quedas. 

Depois de 2016, o absorvedor de energia passou a ser obrigatório nos talabartes e trava quedas. 

 

O que é talabarte e trava quedas? 

Talabarte: É uma alça, normalmente feita de nylon e outros tecidos sintéticos e resistentes.

Trava Queda: É um dispositivo que fica ligado entre o cinto e a linha de vida e serve para evitar que o usuário sofra uma queda durante o trabalho. 

 

Antes, só em alguns casos usava-se absrovedor de energia nos itens, após 2016, todas as atividades envolvendo o trabalho em altura(NR35) e esses equipamentos, necessitavam desse upgrade. 

 

O que é absorvedor de energia?

O absorvedor de energia  é um redutor de impacto, e serve para preservar a segurança dos trabalhadores e dos pontos de ancoragem. Confira no vídeo abaixo o funcionamento do absorvedor de energia:

A mudança foi motivada quando a Comissão de Estudos(CE) de EPIs Contra Queda do ABNT/CB32, analisou que em alguns casos a força de algumas quedas eram tão fortes, que o impacto era passado para o usuário. 

A força repassada era de 12kN a 28kN, e a NR35, sugere que a força máxima que um usuário deve sentir na queda é de 6kN. 

Concluindo o estudo, os itens que não possuíam o absorvedor de energia, não forneciam a segurança adequada aos trabalhadores de atividades verticais. Após a mudança, o absorvedor está dentro das obrigações da NR35

Além disso, atente-se a qualidade do equipamento, pois um absorvedor de energia feito com materiais precários, não vai fornecer a segurança adequada. Outro detalhe importante é observar se o item está dentro das normas de segurança. 

Vale lembrar que não é em toda queda que o absorvedor de energia vai se abrir. Então, existem situações que o item vai ficar inteiro, mesmo após a queda. 

Se vai ou não usar o absorvedor de energia novamente, é questão pessoal. Alguns trabalhadores preferem trocar, mas existem aqueles que reutilizam o item. 

De qualquer forma, lembre-se de checar o local e os equipamentos que você vai utilizar e sempre peça ajuda profissional para situações mais extremas. 

 

Quer qualidade em um talabarte e/ou trava quedas? Compre na Loja NEREA, além dos melhores equipamentos, temos profissionais com um know how acima da média, prontos para resolver qualquer dúvida existente. 


Comentários

Elísio Couto
07/01/2019 19:56:05
O que fazer no caso da zona livre de queda para talabarte com absorvedor de energia para atividades em que o nível de trabalho está a pouco mais de 2 metros do piso?

Paulo
07/01/2019 11:44:25
Muito bom!! Absorvedor de energia sempre!!! Item muito importante no para a segurança na altura! Parabéns pelo post. Segurança sempre!!!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...