A importância do loop de cadeirinha

Loop cadeirinha

A cadeirinha é um equipamento indispensável para qualquer escalador. A cadeirinha fará com que você fique ligado a um sistema de cordas e mosquetão e, com isso, te deixará seguro, evitando quedas. 

A cadeirinha, é um equipamento complexo e versátil, existindo alguns modelos e várias situações de uso. 

Por possuir uma versatilidade e variedade de modelos, a cadeirinha possui vários itens com funções bem distintas, todas voltadas para segurança e/ou acessibilidade do escalador. Confira a imagem:

 

Dentro desse repertório de itens, existe um em específico que se chama loop. Esse loop gera vários debates nas comunidades que pautam escalada. 

 

O que o loop faz?

O loop da cadeirinha é um item que vai ligar o escalador aos sistemas de segurança como mosquetões e cordas. 

É um dos principais itens de segurança da cadeirinha e a ausência dele pode prejudicar a eficácia dos demais itens e até mesmo deixar a cadeirinha desconfortável de se utilizar. 

Para o loop desempenhar corretamente a função, é necessário utiliza-lo com um mosquetão. O mosquetão vai ligar as alças das pernas e vai se conectar com o loop. 

O loop evita que o escalador use o mosquetão para ligar a parte das pernas com a parte da cintura. Alguns escaladores fazem isso, porém é errado e arriscado. 

 

Para tentar padronizar e sanar todas as dúvidas, normas em cima do loop foram criadas. No caso do loop, existem duas normas a IUAA 105 e a EN 12277 TYPE C. 

Essas normas exigem que o loop possua uma carga de ruptura de 15kN para adultos e de 10 kN para crianças. 

 

O loop é um item fundamental para o funcionamento correto da cadeirinha. Mesmo confeccionado com material resistente, o loop desgasta, então há a necessidade de ficar atento na integridade. 

Alguns escaladores utilizam o loop com borracha, com o intuito de controlar o desgaste. 

 

Você escalador, quando vai comprar uma caideirinha, vocês costumam olhar o loop ou a cadeirinha no todo?

Aposto que depois desse texto, a compra de uma cadeirinha vai ficar muito mais criteriosa. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...