5 motivos para utilizar o bastão de caminhada

bastao de caminhada

O bastão de caminhada é um acessório bem comum de se ver por trekkers e hikkers do mundo inteiro, porém algumas pessoas ainda não utilizam o equipamento ou não usufruem 100% do bastão. 

O equipamento é muito versátil, mas precisa ser bem utilizado. Antes de iniciarmos a lista, vamos ressaltar a maneira correta de ser utilizar o bastão de caminhada. 

Ele deve ser utilizado com os seus cotovelos fazendo um ângulo de 90 graus, caso o praticante de trekking ou hikking utilize-o em um ângulo muito maior ou muito menor, pode sentir incômodos nos braços durante a trilha e não vai conseguir usufruir 100% do bastão. 

Então, agora que já sabemos como posicionar o bastão, vamos para a lista! 

 

1 - Conforto durante a caminhada

O bastão permite que você tenha maior equilíbrio, tração e evita desgastar o joelho. 

Principalmente se você utilizar dois bastões de caminhada, você terá uma 4x4, evitando quedas em locais escorregadios, consequentemente evitando lesões ''bobas''. 

Evita que você force o joelho, principalmente quando você precisar subir um obstáculo, você pode usar o bastão de caminhada para te dar impulsão, evitando o desgaste e o excesso de carga de nos joelhos. 

Além de dar mais equilibrio, pois você terá mais pontos de contato com o chão, com isso o seu ritmo melhora e você se desgasta menos. 

 

2 - Segurança 

No item ''1'' citamos alguns fatores que podem proporcionar mais segurança, como evitar quedas, porém nesse item vamos falar de situações que envolvem ataques de animais e medição de profundidade de um rio. 

Para os animais, você pode ir ''cutucando'' cada local antes de pisar, evitando surpresas como cobras, escorpiões e afins. Além disso, caso você seja atacado por um animal, você usar o bastão para se defender(NÃO provoque e nem bata em animais, é apenas em situação que você estiver sendo atacado). 

Às vezes, em algumas trilhas é necessário passar por rios, no entanto, a profundidade pode enganar, por isso o bastão de caminhada vai primeiro, para garantir que você tenha certeza de quão profundo é o lugar e se é seguro pisar. 

 

3 - Descanso

Em caminhadas mais longas, é normal que haja muitos momentos de descanso. O bastão de caminhada vai te ajudar nesses momentos pelo fato de te proporcionar um ponto de apoio e permitindo que você descanse suas costas com mais eficácia. 

 

4 - Concentração 

Quando você está com um bastão de caminhada, você precisa colocar o equipamento no seu ritmo, para isso você precisa se concentrar até que os movimentos aconteçam naturalmente. 

 

5 - Versatilidade 

O bastão de caminhada, além de possui diversas versões como uma mais pesada, mais leve, dobrável e afins ele pode ser usado para auxliar na construção de barraca e até para tirar foto, vaai por mim, o pau de selfie não fará falta. 

 

Você que nunca utilizou um bastão de caminhada, aposto que você já está pesquisando preço e perguntando sugestões de lojas para amigos. 

Lembre-se, seguranç, acessiblidade e praticidade nunca é demais em situações de trilha e práticas outdoor. 

Vale ressaltar que o equipamento, se mal utilizado, não faz milagre e vai te proporcionar muito desconforto, então estude a melhor opção e procure mais dicas sobre o bastão de caminhada. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...