5 Montanhas mais difíceis de escalar

Montanhas escalar

Montes são estruturas naturais imponentes. Muitas vezes são ligados a mitologia local, algumas vezes são conhecidos pela dificuldade em escalar. E hoje, vamos falar sobre esses montes que chamam tanto a atenção de escaladores pelo mundo. 

Tomando por base a história do brasileiro Max Kausch, que decidiu escalar os 100 picos com mais 6.000 metros de altitude, vamos listar os 5 picos mais difíceis de escalar. 

 

1 - Everest

Lógico que o maior monte do mundo não poderia faltar nessa lista. 

O gigante imponente de gelo, o monte Everest, de 8.848 metros de altura, possui apenas 1/3 do total de oxigênio presente no nível do mar, isso é um dos vários motivosque coloca o Everest em primeiro nessa lista. 

Estima-se que o monte possua uma idade em torno de 30 a 40 milhões, época do surgimento do Himalaia, mesmo com essa idade, os números de pessoas que tentaram chegar até o topo não chega nem perto de um por ano, já que apenas 8.030 chegaram, sendo que 212 não retornaram e 56% delas morreram depois de atingir o cume. 

Lembrando que temos um texto entrevistando um montanhista que vai até o Everest, porém ele vai fazer o percurso do acampamento base. 

 

2 - K2 

O K2 é o segundo monte mais alto do mundo, sendo superado apenas pelo Everest, porém em periculosidade, o monte fica na frente.

Localizado na fronteira da China com o Paquistão, o K2 mata 1 a cada 4 montanhistas que tentam chegar até o topo, por isso o monte também é conhecido como ''A Montanha Selvagem''. 

Os fatores que fazem com que o K2 seja um monte muit perigoso são o clima instável e a verticalidade do monte. Sem precedentes, o tempo calmo pode ser substituído por nevascas violentas, pegando muitos montanhistas desprevinidos. 

 

3 - Siula Grande

Do Himalaia para os Andes, agora vamos falar de um monte que é nosso vizinho, afinal de contas ele está localizado no Peru. 

Considerada como o maior desafio fora da Ásia, Siula Grande, localizado a 6.344 metros de altitude, entra nessa lista, pois possui uma ascensão e uma descida muito problemática, podendo causar acidente se o montanhista não tiver muito cuidado. 

Para compensar, o monte possui paisangens incríveis. 

 

4 - Annapurna

Voltando para o Himalaia, mais precisamente para o décimo monte mais alto do mundo, o Annapurna

O monte foi o primeiro acima dos 8000 metros(8.049) a ser superado(1950), 3 anos antes do Everest, o Annapurna entra nessa lista, pois é considerado por alguns o monte mais letal do mundo, já que engole 1 a cada 3 montanhistas que tentam superá-lo, competindo de igual com o K2.  

 

5 - Matterhorn

Saindo do Himalaia e indo para os Alpes Suíços, encontramos o Matterhorn. 

O monte que possui ''apenas'' 4.478 metros de altura, entra nessa lista devido aos seus paredões íngremes e lisos. 

Além dos paredões, ventos violentos e pedras que se soltam também atrapalham a vida dos escaladores. 

 

E aí, gostaram da lista? Já escalou algum desses gigantes da natureza? 

Lembrando que podemos fazer um post específico para um monte, basta comentar abaixo qual montanha você quer saber mais. 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...