5 Dicas para você se preparar para um montanhismo

Montanhismo

No meio outdoor, um dos esportes mais praticados é o montanhismo, que em uma explicação básica, consiste em subir uma montanha para se desligar de um ambiente urbano. No entanto, há um planejamento prévio, pois essa subida exige bastante do praticante. 

Em alguns casos, mesmo com bons equipamentos, a falta de planejamento pode trazer muita dor de cabeça durante uma prática de montanhismo, então, pensando nisso, vamos listar algumas dicas para te ajudar: 

 

1 - Conheça seus limites

Principalmente se você estiver começando, vá devagar. Não tente começar subindo uma montanha muito grande ou em um lugar muito extremo. 

Deixe o orgulho de lado, seu momento vai chegar, enquanto isso opte por lugares mais fáceis. 

Lembre-se, a dica aqui é dar um passo de cada vez e não deixar a ambição de lado

Se você quer praticar montanhismo no Everest, corra atrás, mas entenda do preparo e experiência, que o maior monte do mundo vai te exigir. 

 

2 - Estude o lugar

Essa dica vale para todos os lugares, principalmente para os lugares desconhecidos. Estudar o caminho significa se preparar. 

Com uma boa preparação, você vai saber quais equipamentos levar e vai conseguir se prevenir, evitando acidentes e algum contratempo

Lembre-se, você está em um lugar isolado, ou seja, uma potencial ajuda vai ser diícil de ser encontrada. 

 

3 - Avise o que você vai fazer

Pegando gancho da dica de cima, é interessante você avisar para seus amigos e familiares onde você vai praticar montanhismo, rota e quantidade de dias

Isso tudo faz com que os seus familiares fiquem em estado de alerta caso alguma anormalidade aconteça e eles não tenham sido avisado. 

Uma boa dica é usar o SPOT, um comunicador GPS que envia mensagem e sua localização para um central e para outro usuário do SPOT que esteja na sua rede. 

Um pedido de ajuda rápido pode ser crucial para salvar alguma vida. 

 

4 - Clima e horários 

É interessante conhecer os horários locais e o clima, pois isso vai te ajudar a se preparar antes da viagem, como durante. 

Saber o horário que o sol se põe é fundamental para saber a hora de começar a erguer um acampamento e evitar andar no escuro, que pode ser muito perigoso. 

Conhecer o clima e as possíveis mudanças climáticas que uma região pode sofrer, te ajuda na montagem de uma checklist

 

5 - Kit de Primeiros Socorros 

Se cortar, arranhar ou qualquer outra lesão pode te prejudicar muito se não for tratada, então leve sempre com você um kit de primeiros socorros, com itens como curativos, anti-séptico e esparadrapo. 

Lembre-se, não tenha vergonha de pedir ajuda, se você estiver sentindo muita dor, mesmo com os curativos, não force o seu corpo, peça ajuda

 

Lembre-se que deve haver preparação mesmo em uma aventura simples, não deixe o orgulho falar mais alto em uma aventura outdoor. 

 

Leia também:

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...